Customer Centricity: a importância de colocar o cliente no centro da estratégia do seu negócio

Nos últimos anos, passamos por intensas e contínuas mudanças nas relações entre clientes e empresas. Isso se deve especialmente devido à revolução digital, que nos aproximou das marcas de um jeito nunca visto anteriormente.

 

Com isso, surgiram práticas como o Customer Centricity, nome dado à chamada Organização Centrada no Cliente. Trata-se da elaboração de ações voltadas à satisfação do público consumidor, priorizando sua fidelização e impulsionando as vendas de seus produtos ou serviços. 

 

E ao longo deste artigo, você vai entender em detalhes o que é Customer Centricity, além de conhecer boas práticas e também uma solução preparada especialmente para deixar a sua empresa bem perto dos seus clientes. Siga a leitura e confira!

 

Entenda o que é Customer Centricity

Imagine uma corporação que centralize todo o seu planejamento estratégico no cliente. Lá dentro, todas as tarefas são realizadas na busca por oferecer uma experiência de satisfação para o consumidor, começando no primeiro contato e continuando no pós-venda. 

 

Nesse caso hipotético, falamos de uma companhia que coloca em prática o Customer Centricity. Assim, suas estratégias de conversão são elaboradas minuciosamente para que o público se sinta à vontade e se identifique com a marca. 

 

Para isso, é fundamental entender detalhadamente qual o perfil de seu consumidor, identificando seus gostos, preferências e sonhos de vida. 

 

Com foco no cliente, as técnicas de Customer Centricity permitem uma maior fidelização, impulsionando suas vendas e atingindo os resultados que a sua marca almeja. 

 

Diante de tanta concorrência nos meios digitais, nada melhor do que trabalhar numa estratégia que coloque o cliente no centro das atenções, não é verdade? Para isso, também pode ser necessário a utilização de produtos que otimizem essa tarefa

 

Ter ações estratégicas voltadas para o seu cliente é a demonstração de que uma marca se adaptou a esse novo mundo, em que a presença digital permite ações assertivas para a atração do público. 

 

Quanto mais personalizado um serviço ou produto, maiores serão as chances de converter usuários e impulsionar seus números. Colocando em prática o Customer Centricity, é possível chegar lá.

4 dicas para boas práticas de Customer Centricity

 

Antes de aplicar o Customer Centricity como estratégia para conversão e fidelização dos seus clientes, é preciso conhecer as principais boas práticas que podem ajudar a sua empresa.

Por isso, separamos 4 passos simples, que você deve usar continuamente em sua estratégia que coloca o cliente no centro das atenções. Confira!

Busque entender seu cliente

Comece a prática do Customer Centricity contando com lideranças que tenham em mente a necessidade de colocar essa estratégia como prioridade. É preciso ter uma equipe que saiba como valorizar o consumidor, de forma a ver resultados positivos nos números da empresa. 

 

Quando se investe em estratégias de Customer Centricity, a cultura da sua empresa muda, havendo mais entrosamento entre as equipes, que passam a trabalhar com o mesmo objetivo final. 

 

E o entendimento detalhado de quem é, como pensa e quais os hábitos do seu cliente exige um estudo aprofundado de seus desejos, desafios, comportamentos e objetivos. 

 

Para isso, você pode usar ferramentas de CRM, nome em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o Salesforce. Lá, é possível analisar em detalhes quem é seu consumidor, ajudando a personalizar produtos e serviços, agindo de forma certeira para que ele sinta suas necessidades atendidas pela sua marca. 

 
Canais de relacionamento variados

Quem já se irritou ao tentar contato com uma empresa, seja para tirar dúvidas de um produto ou serviço e até mesmo resolver problemas depois da compra, pode se sentir desrespeitado, nunca mais voltando a consumir nada daquela marca. 

 

Dentre as boas práticas do Customer Centricity, usar canais de relacionamento variados, permitindo que o contato seja realizado de múltiplas formas por seus clientes, é fundamental. 

 

Uma boa dica é utilizar o atendimento omnichannel, que permite que o consumidor fale com a sua empresa pelo canal de sua preferência, sem limitações. 

Dê autonomia à sua equipe

Pode acreditar: quanto menos burocrática for a sua empresa, melhor para o seu cliente! 

 

Afinal, uma das práticas fundamentais para o Customer Centricity é a agilidade na resolução dos problemas, impedindo assim qualquer indício de insatisfação do seu público. 

 

Dessa forma, se os seus funcionários têm a liberdade e a autonomia de tomar decisões voltadas à melhor experiência para o seu cliente, as chances de maior fidelização aumentam continuamente. 

 

Feedbacks sempre!

Não tenha medo de ouvir críticas, tanto internas quanto externas. 

 

Com o Customer Centricity em prática, os feedbacks constantes permitem um acompanhamento do desempenho das estratégias, permitindo adaptações, mudanças e ajustes pontuais. 

 

Porque é a partir dos feedbacks que são realizadas as melhorias necessárias. E quando o cliente percebe que sua opinião importa, você traz ele para mais perto, a sua marca fica reconhecida por ouvir o que o público tem a dizer. 

 

Afinal, o Customer Centricity não se resume à venda, mas centraliza a razão de ser de toda empresa: o cliente. E ele precisa ser ouvido, respeitado e atendido com o máximo de eficiência possível.

Você conhece o Salesforce Genie Customer?

Trata-se de uma solução em Customer Centricity, capaz de fidelizar seus clientes em uma única plataforma.

Com esse produto da Salesforce, é possível reunir em uma só plataforma os recursos de marketing, vendas, comércio, serviços e TI, sempre voltados ao atendimento das necessidades do seu público.

Com o Salesforce Genie Customer, você pode conectar todos os dados existentes ao mesmo tempo, permitindo a colaboração de equipes de diversos setores em tempo real. 

 

Assim, a experiência do seu cliente  será a melhor possível. É o Customer Centricity colocado em prática com o máximo de excelência, com o auxílio que só a Salesforce pode proporcionar. 


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Quer colocar em prática o Customer Centricity, priorizando os seus clientes utilizando as melhores ferramentas do mercado? A Able Digital pode te ajudar! 

 

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