Saiba o que é CRM

O CRM (Customer Relantionship Management)

 

The CRM (Customer Relantionship Management) is an innovative tool that helps companies transform their products and services into real solutions for customers' problems and needs.

 

That's because CRM technology makes it possible to create the best customer experience by getting to know customers on a deeper level. Thus, it is possible to understand their behaviors, trends, and demands.

Want to understand the different types of CRM and their benefits for enterprises? Follow along and check it out!

 

CRM’s concept

CRM is a system that brings together a series of practices, strategies, and technologies focused on improving the relationship with the public. The solution is used by startups,

 as well as smallmedium, and large companies that want to improve management and interactions with customers.

 

Dessa maneira, o CRM coloca o consumidor no centro do processo, reunindo e integrando dados valiosos sobre as informações pessoais e sobre as preferências de compra dos atuais e potenciais consumidores. Além disso, um sistema de CRM é capaz de:

 

  • rastrear e gerenciar os dados dos clientes;
  • capturar de maneira inteligente e-mails de contato;
  • conectar a equipe em diferentes dispositivos;
  • simplificar as tarefas repetitivas;
  • automatizar e integrar processos internos;
  • acompanhar os leads de maneira eficiente;
  • fornecer recomendações e insights;
  • expandir e personalizar o sistema de acordo com o crescimento da empresa.

Ou seja, o CRM auxilia os empreendimentos a deixar de lado alguns processos manuais, justamente para que o negócio possa se expandir. Uma boa plataforma de CRM organiza as informações de maneira acessível e em tempo real, permitindo acelerar e simplificar como um todo o processo de vendas.

 

 

Os benefícios do Customer Relantionship Management para a rotina empresarial

Em vez de perder muito tempo com trabalhos obsoletos, com um CRM é possível ter mais agilidade e eficiência, além de atuar sempre com dados atualizados sobre os clientes e suas interações com a marca. Por isso, uma solução CRM traz uma série de vantagens, como:

 

  • aumenta a receita de vendas e a satisfação dos clientes;
  • melhora o controle das negociações e propostas;
  • centraliza as informações em um único local;
  • ajuda a entender o que o cliente realmente precisa;
  • realiza o acompanhamento individual de cada consumidor;
  • permite a integração entre os setores de marketing e comercial;
  • otimiza o relacionamento com os clientes;
  • gera maior previsibilidade de vendas;
  • interpreta os dados de forma automática, facilitando a rotina empresarial;
  • cria relatórios gerenciais precisos e atualizados.

 

Na prática, o CRM é uma solução tecnológica capaz de transformar positivamente os resultados do empreendimento, atuando para aumentar a fidelidade e a satisfação dos clientes. Os dados gerados pelo sistema podem ser especialmente úteis para traçar futuras estratégias e ações de melhoria.

Tipos de Customer Relantionship Management

Existem alguns tipos específicos de CRM que contam com diferentes funcionalidades e aplicações. Para escolher o melhor tipo de CRM, é preciso conhecer as características de cada opção e analisar a mais adequada para as necessidades da marca. Veja a seguir!

Customer Relantionship Management operacional

Esse tipo de CRM é extremamente importante para a equipe comercial do negócio. Com o sistema, os colaboradores conseguem captar todos os dados dos clientes para, a partir disso, entender como persuadir e ter uma abordagem de vendas mais assertiva e eficiente. 

Customer Relantionship Management analítico

Já o CRM analítico é voltado para a análise das informações dos consumidores. Com os dados gerados, fica mais simples criar as personas da empresa, ou seja, o perfil dos clientes ideais. Isso garante que o time tenha tomadas de decisão mais alinhadas e campanhas de marketing melhor direcionadas.

Customer Relantionship Management colaborativo

O principal papel do CRM colaborativo é reunir dados de modo que toda a equipe consiga se comunicar, trocar ideias e trazer inovações para a marca. Esse tipo de solução garante maior satisfação dos clientes e gera esforços para alcançar o sucesso na empresa.

Customer Relantionship Management estratégico

O CRM estratégico permite que a companhia analise o mercado, a concorrência e as necessidades apresentadas pelos consumidores. Com isso, as equipes podem entender e prever o que o público deseja, criando soluções com antecedência e eficiência.

Customer Relantionship Management local

Também conhecido por CRM On-Premise, o CRM local é mantido por um servidor físico e, por isso, exige a manutenção de um time de TI próprio. Ou seja, todos os dados dos consumidores são hospedados em uma infraestrutura que precisa ser mantida por servidores capacitados.

Customer Relantionship Management na nuvem

Chamado de CRM Cloud, o CRM na nuvem é hospedado online e, portanto, não requer a instalação em dispositivos físicos. Assim, toda a infraestrutura é gerenciada de forma remota pela equipe de TI. Para aderir à solução, basta contratar um software como serviço (SaaS). 

 

 

Diferenças entre CRM e ERP

Muitas pessoas podem confundir o CRM com um ERP (Enterprise Resource Planning). No entanto, o ERP se baseia em soluções informatizadas de gestão de processos organizacionais, sobretudo as operações financeiras.

 

Com o ERP, é possível tornar as atividades mais eficientes, garantindo mais qualidade no atendimento aos clientes. Já o CRM, como vimos, tem o objetivo principal de melhorar a performance da equipe de vendas. O sistema possibilita compreender a jornada do consumidor e, a partir disso, desenvolver técnicas específicas para a captação e conversão de leads. 

 

Mesmo que distintos, quando o CRM e o ERP são integrados na estratégia, ambos podem trazer inúmeras contribuições para as empresas, melhorando o desempenho e a qualidade geral dos processos. 

 

Diferenciais do sistema Customer Relantionship Management da Salesforce

A Salesforce desenvolveu uma solução pioneira de CRM no mercado: o Sales Cloud. A ferramenta proporciona uma grande variedade de funcionalidades e serviços que superam o tradicional gerenciamento de relacionamentos.

 

 

Com o recurso, é possível desenvolver aplicativos personalizados e customizados, conforme as necessidades da sua marca. A Salesforce oferece produtos específicos para atender desde empresas do ramo industrial até pequenas e médias organizações.

 

Você deve ter percebido que um CRM pode auxiliar de forma significativa o crescimento do seu empreendimento. Tenha em mente o quão fundamental é investir em uma solução reconhecida no mercado, como o CRM da Salesforce, que já foi tema de um artigo aqui, no blog da Able. 

 

Conte com quem sabe do assunto

Na Able, nosso objetivo é oferecer ferramentas e recursos capazes de impulsionar os resultados da sua marca.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!