UX e UI: saiba como alcançar design e performance

UX e UI
 

UX e UI: saiba como alcançar design e performance

 
O design UX e UI tem um papel fundamental no sucesso de uma estratégia de Marketing Digital de uma empresa.  Infelizmente, ainda existe muita confusão em relação ao significado desses termos ou como eles devem ser usados para alcançar a tão desejada performance.
 

Quantas vezes você clicou em um link e o site demorou para abrir? Ou entrou em página e simplesmente não conseguiu ler o que estava escrito ou faltavam informações essenciais como o contato da empresa?

 

Esses são apenas dois exemplos de experiências nada agradáveis e que, geralmente, deixam o usuário aborrecido.  É aqui que entra o design UX e UI, que não trata somente de deixar o site bonito, mas também ter uma boa performance e oferecer uma boa experiência ao usuário.

 

Nesse artigo, iremos falar como alcançar design e performance com UX e UI. Confira!
 

Qual a diferença entre UX e UI?

 
Quem não conhece a área de desenvolvimento de sites pode não estar familiarizado com termos como UX e UI. 

 

UX significa “User Experience”, ou Experiência do Usuário, na tradução para o português.  Basicamente se trata de como o usuário se sente enquanto utiliza o produto ou serviço digital oferecido por uma empresa.  Na prática, o UX leva em consideração a parte emocional do usuário, fazendo com que a navegação pelo site gere satisfação e não frustração.

 

Já a expressão UI significa “User Interface” ou Interface do Usuário, em sua tradução. A ideia é guiar o usuário durante o tempo que ele usa a plataforma digital ou o site. De maneira geral, o UI está relacionado a parte gráfica do site, oferecendo uma experiência amigável ao cliente, garantindo uma navegação intuitiva por meio de  botões,  menus estilizados ou qualquer outro elemento que facilite a interação do usuário com o site.

 

Papel do UX e UI em uma estratégia digital

 
Quando o usuário tem uma boa experiência ao navegar pelo site, as chances da empresa vender mais os seus produtos ou serviços aumenta consideravelmente. 

 

Mas vale dizer que o contrário também pode acontecer.  Ou seja, se o usuário tiver dificuldade de encontrar qualquer informação que ele deseja ou enfrentar algum problema na hora de preencher um formulário ou carregar uma página, certamente ele irá fechar o navegador e nunca mais retornar para o site desta empresa.

 

Se o site não guiar o usuário corretamente pela interface, é improvável que ele tome a ação correta e, desse modo, o objetivo de venda não será alcançado.

 

Sabe quando você entra em um site confuso e não encontra nada do que precisa? Esse é um exemplo clássico de UI mal feito, que pode custar muito caro para a empresa, já que a primeira reação do visitante é abandonar o site e buscar outro que ofereça uma experiência mais agradável.

 

É importante ter em mente que o UI afeta diretamente o UX.  Se a navegação do site for ruim, dificilmente será possível tornar a experiência boa.

 

Ficou confuso?  No próximo tópico mostraremos as três principais diferenças entre os termos para facilitar a compreensão.

 

3 principais diferenças entre UX e UI design

 

Existem algumas diferenças importantes entre UX e UI que precisam ser consideradas para entender bem o que cada um deles faz, conheça as três principais:

 

A essência do UI é a interface visual.
 

Como o próprio nome já sugere, UI tem tudo a ver com a interface visual do site ou aplicativo. Sem interface não existe UI.  No entanto, não podemos fazer a mesma afirmação quando se trata de UX porque, na maioria dos casos, a sensação do usuário em relação a experiência de navegação não tem a ver com a interface em si;
 

Certamente a experiência será bem mais agradável se o designer conseguir reduzir algumas etapas para que o usuário alcance o mais rápido possível o que realmente deseja;

 

Enquanto o UI guia o usuário, o UX faz a navegação valer a pena.
 
Nunca é demais repetir que o papel de UX e UI design são diferentes em sua essência, mas se complementam.  Enquanto o UI guia o usuário e deixa a navegação fácil de entender e com ações simples de realizar, o UX faz a navegação ser mais agradável.

 

UI é sobre razão, UX é sobre emoção
 
Existem boas práticas que facilitam a navegação de um site de forma bem racional. Por exemplo, no ocidente, as pessoas normalmente leem de cima para baixo, da esquerda para a direita, sem contar os vários outros sistemas já existentes.
 
No caso do UX, tudo é mais complexo, pois o foco é despertar uma emoção positiva no usuário. Tarefa que pode ser nada fácil, pois depende de quem é o usuário, qual a situação na qual o site ou aplicativo está sendo usado e uma série de outros fatores.
 

Motivos para investir nas técnicas UX e UI design

 

O usuário pode ter uma boa impressão quando entrar no site de uma empresa e, inclusive, ele até pode ficar um bom tempo navegando. No entanto, quando ele se sentir  visualmente desconfortável ou não estiver encontrando com facilidade o que deseja, ele sairá rapidamente.

 

Nesse sentido, é fundamental investir nas técnicas de UX e UI para que o usuário goste de navegar no site e complete toda a sua jornada.  Por isso, separamos 4 motivos para usar essas duas técnicas em conjunto:

 

Geração de alto valor
 

Assim como uma interface bem projetada, o conhecimento profundo sobre como a persona se comporta é fundamental para gerar mais valor para o público. Vale ressaltar que, mesmo que algum visitante não tome uma ação imediata, é bem provável que  retorne, se o trabalho de UX e UI estiver bem feito.
 

Aumento na retenção e encantamento dos usuários
 

A grande maioria de sites e aplicativos têm como uma das principais métricas o tempo gasto pelo usuário na navegação. Esse indicador é principalmente usado quando o engajamento é importante para o sucesso do projeto.

 

Por isso, a união da boa interface com uma experiência positiva de uso é essencial se o objetivo for reter e encantar os  usuários, e, consequentemente, gerar mais tráfego e engajamento.

 

Marca mais fortalecida
 
As marcas que se preocupam com a experiência completa que os clientes podem ter em suas plataformas digitais  são justamente aquelas que se fortalecem e aumentam a competitividade diante de seus concorrentes.

 

No mundo digital tudo é compartilhado rapidamente e, de uma forma ou de outra, as pessoas vão comentar sobre a marca de determinadas empresas. Se vai ser bom ou ruim, vai depender muito da qualidade do trabalho de UX e UI.

 

Aumento taxa de conversão
 

O foco principal de uma estratégia digital é a conversão, principal motivo para as empresas investirem em Marketing Digital.

 

Caprichar no design das interfaces, assim como oferecer uma experiência completa, irá garantir o retorno sobre esse investimento.

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo de UX e UI design?
Se já quer deixar seu site impecável com essas duas técnicas.
 

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