Saiba tudo sobre as tendências de Marketing Digital para 2022
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Não há dúvidas de que a tecnologia transformou as nossas vidas. Você já parou para pensar que estamos o tempo todo conectados? Aliás, utilizamos a internet para praticamente tudo: falar com amigos, tirar dúvidas, ter informações, comprar, trabalhar. E as empresas precisaram se adaptar a esse novo comportamento.
Para isso, adotaram novos formatos, ferramentas e canais. Além disso, também passaram a investir nas tendências do Marketing Digital. Afinal, trata-se da melhor maneira de se comunicar com o consumidor. Desse modo, a empresa fortalece sua marca, conquista espaço no mercado e impulsiona seus resultados.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você entenderá tudo sobre Marketing Digital: o que é, como ele funciona e quais são suas principais estratégias. Também, vai descobrir quais são as maiores tendências para 2022. Acompanhe!
O que é?
Como já comentamos, estamos cada vez mais conectados. A internet está tão incorporada ao nosso dia a dia que já é praticamente impossível fazer qualquer coisa sem ela, seja para atividades mais simples como procurar por um endereço, seja para tarefas mais complexas, como o desenvolvimento de algum software de gestão, por exemplo.
Como a nossa vida se transformou com o avanço da internet, o mesmo aconteceu com o processo de compra e relações com as marcas. Uma das primeiras ações que temos quando queremos comprar um produto ou contratar um serviço é fazer uma busca pela internet, concorda?
E isso acontece em vários níveis. Quando ainda não sabemos qual solução nos atende melhor, procuramos saber mais sobre algum problema ou necessidade que temos. E na maioria das vezes, isso acaba nos direcionando à compra de algum produto ou contratação de algum serviço.
Quando cogitamos a possibilidade de compra, continuamos em busca. No entanto, dessa vez é para ter mais informações sobre o produto. Por fim, quando já decidimos comprá lo, passamos a pesquisar preços, condições de pagamentos e empresas diversas.
E tudo isso envolve Marketing Digital. Afinal, ele é o conjunto de ações feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover uma empresa e seus produtos. Para isso, utiliza-se de uma série de estratégias para atrair mais consumidores, além de divulgar a marca e torná-la conhecida no mercado.
Como ele funciona?
O Marketing Digital utiliza diversas ferramentas no ambiente virtual, como sites, e-mail, redes sociais e blogs para se aproximar do seu público. Para fazer isso de forma eficaz, é preciso levar em consideração uma série de aspectos, como linguagem, canal, abordagem e estágio do funil.
Isto é, para que o Marketing Digital seja eficiente, ele deve se comunicar com a pessoa certa no momento mais adequado. Para isso, o primeiro passo é realizar um bom planejamento para que variadas ferramentas sejam colocadas em prática, principalmente a que trata da otimização dos sites e anúncios para que a empresa se destaque nos motores de busca.
O planejamento precisa levar em conta a principal finalidade do Marketing Digital para cada empresa. Isso porque há diversos objetivos, como venda direta por meio de e-commerce ou marketplace, disponibilização de um canal para responder aos clientes, divulgação de produtos e serviços, entre outros.
Para entender como o Marketing Digital funciona, precisamos compreender também seus objetivos.
São eles:
Gerar tráfego — consiste na atração de clientes para a sua página. Isso pode ser feito por diversos meios, como motores de busca (principalmente o Google), redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube), entre outros;
Engajar — quando o consumidor já teve contato com sua marca, é preciso que haja um engajamento, ou seja, que ele tome alguma atitude, como curtir, comentar ou compartilhar uma publicação;
Converter — essa etapa ocorre quando um usuário executa algum objetivo da campanha, como cadastrar o e-mail para receber newsletter ou para baixar um e book. Dessa maneira, a empresa obtém leads qualificados;
Retenção — consiste no fato de fazer com que aquele lead se torne um comprador. Para isso, pode-se enviar e-mails com ofertas ou utilizar outras estratégias para atingir esse objetivo.
Quais são as principais estratégias?
Há uma grande variedade de estratégias que podem ser utilizadas. O interessante é que elas se integram entre si. Dessa forma, os resultados do marketing são potencializados. A seguir, confira quais são as principais estratégias e como cada uma delas funciona.
Marketing de Conteúdo.
Essa estratégia se baseia na criação de conteúdos de qualidade e que sejam altamente relevantes para o seu público-alvo. Quando isso é praticado com frequência, você acaba criando uma audiência. Como resultado, sua empresa conversa com o público, constrói e nutre um relacionamento e não apenas envia mensagens.
Vamos pensar da seguinte forma: se buscarmos qualquer coisa no Google, há uma chance altíssima de encontrarmos conteúdos em algum site, certo? Seguindo essa lógica, um site que responde diversas dúvidas tem mais chance de atrair o público.
Além disso, melhora a percepção da marca, fazendo com que ela seja vista como uma autoridade no assunto, além de aumentar seu alcance. Então, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo atrair, converter e encantar o público. Ele pode ser aplicado em diversos canais, como blogs, sites, redes sociais, e-commerce, entre outros.
Inbound Marketing
Significa atrair consumidores. É diferente do marketing tradicional que vai atrás do público. Para isso, o Inbound se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo direcionado para o consumidor. Também, prioriza a construção de um relacionamento com o público e sua fidelização.
Logo, é fundamental compreender o perfil e o comportamento do público, além de se esforçar para manter-se próximo.
SEO – Search Engine Optimization
Pode ser traduzido como Otimização do Site para Mecanismos de Buscas. Para as empresas que investem em Marketing Digital, é imprescindível que sua página apareça nas primeiras páginas dos buscadores, principalmente do Google, que é o mais utilizado.
Essa estratégia é excelente, pois consegue atrair resultados de forma orgânica, isto é, sem pagar por anúncios.
Para isso, ao escrever um conteúdo, leva-se em consideração a qualidade e relevância do conteúdo, bem como a forma como os algoritmos do buscador interpretam que aquele conteúdo é de fato bom para o usuário. Assim, a página conquista os primeiros lugares nos resultados.
Anúncios Pagos
Da mesma forma que acontece com a publicidade offline, na internet também é possível pagar para que os anúncios sejam exibidos nos sites, redes sociais e plataformas de vídeos ou de streaming. As maneiras mais comuns são banners nos portais, links patrocinados no Google Ads, anúncios em redes sociais, entre outros.
Essa ferramenta é ótima para obter resultados rápidos. Além disso, também permite mensurar os resultados da campanha paga para, assim, criar estratégias cada vez mais assertivas.
E-mail Marketing
Se engana quem pensa que o e-mail não é eficaz para o marketing. A verdade é que se trata de uma estratégia muito eficiente para criar um relacionamento e engajar seus clientes.
Para que isso ocorra, é preciso contar com uma boa lista segmentada de e-mails, na qual os consumidores são classificados de acordo com interesses e posição no funil de vendas.
Além dessas estratégias há diversas outras e todas se interligam, otimizando os resultados. Além disso, cada uma pode ser estendida em outras mais específicas.
Por que investir nessas estratégias?
Não há dúvidas de que investir em Marketing Digital deve ser uma prioridade para as empresas, seja qual for seu porte e segmento. Quer saber o porquê disso? Acompanhe os principais benefícios!
Presença Online
Hoje em dia, ao ter contato com alguma marca ou produto, logo em seguida o consumidor faz buscas por ela na internet para obter mais informações, como outros produtos, reputação, localização, entre outros pontos. Também, o público busca saber mais sobre a marca para sentir confiança e, somente então, realizar a compra.
Como os clientes estão sempre na internet, é imprescindível que sua empresa também esteja. Caso contrário, não será encontrada pelo público e perderá excelentes oportunidades.
Engajamento
Atrair o cliente não é suficiente. É preciso engajá-lo. Ou seja, é necessário construir um relacionamento e nutrir essa relação. Desse modo, sua empresa consegue fidelizá-lo e, ainda, fazer com que ele se torne um promotor da sua marca.
Acompanhamento da jornada de compra
Até há algum tempo, a jornada de compra era bem simplificada. O cliente via algum produto na televisão, revista ou jornal. Ia até uma loja física e realizava a compra. Hoje em dia, ela não é mais tão linear. O consumidor pode pesquisar preços na internet, comparar preços e outras marcas pelo celular, ir à loja física para provar e, por fim, finalizar a compra pelo e-commerce.
Seria difícil acompanhar se não fosse o Marketing Digital. Ele permite monitorar e prever os passos que o consumidor dá. Dessa forma, fica mais fácil entender suas dúvidas e ajudar ele a resolvê-las, além de aprimorar sua experiência de compra.
Autoridade da Marca
Ao estar presente em diversos canais online e atender às necessidades e expectativas do seu público, sua empresa conquista autoridade no mercado. Isso significa que tanto seus clientes, quanto concorrentes e até fornecedores passarão a enxergá-la como uma referência. E isso gera oportunidades incríveis para o seu negócio, pois atrai mais interessados e desperta a confiança no que você vende ou produz.
Competição no Mercado
No marketing tradicional, é gritante a diferença entre pequenas e grandes empresas.
Porém, o Marketing Digital permite a equiparação entre elas. Afinal, não é preciso um grande investimento para ter resultados excelentes. Basta escolher as estratégias corretas e focar no público certo no momento mais adequado.
Quais as tendências de Marketing Digital para 2022?
A internet traz novidades a cada dia e, como consequência, traz mudanças nos hábitos de consumo. Por isso, o Marketing Digital é bastante dinâmico e está em constante atualização. A seguir, descubra quais são as tendências para o próximo ano.
SEO ganha mais força
As plataformas de busca estão sempre atualizando seus algoritmos para melhorar a experiência do usuário. E como essa é uma excelente estratégia para impulsionar os resultados de forma orgânica, é fundamental que todas as páginas ligadas à marca sejam otimizadas para os buscadores.
Chatbots Inteligentes
Basicamente, o chatbot é um robô que conversa com os usuários de determinado produto ou serviço. Seu objetivo é realizar atendimentos virtuais de forma rápida, personalizada e eficiente. Para isso, responde questionamentos, atende reclamações, orienta sobre alguma dúvida, entre outras ações.
Em alguns casos, os chatbots são até mais eficientes que um atendente humano, pois são programados para não cometerem falhas e atender o cliente o mais rápido possível.
A propósito, podem ficar disponíveis 24 horas por dia em todos os dias da semana. Além disso, também é possível coletar informações importantes por meio do registro de atendimento e integrá-las com um software CRM.
Uso de Vídeos
O uso de conteúdo audiovisual tem se mostrado umas das grandes tendências de Marketing Digital e continuará crescendo. Um forte indicador é Instagram, que atualizou seus serviços e fez com que crescesse as postagens em vídeos nos stories, reels, feed e a realização de lives. Outro indicador forte foi a ascensão do TikTok, que ganha espaço a cada dia.
O YouTube não é novidade e continua cada vez mais forte. Isso porque os algoritmos das plataformas permitem identificar o gosto do público e, assim, recomendam assuntos que são relevantes para ele.
Pesquisa por voz
Há um grande aumento no número de pesquisas por voz e uso de assistentes virtuais. Um dos motivos é a praticidade. Isso porque, com apenas algumas palavras o usuário consegue encontrar todas as informações que precisa.
Hoje em dia, os consumidores já podem fazer muita coisa por meio de assistentes virtuais, como pesquisar algum produto, criar uma lista de tarefas, fazer compras, tocar música, conferir a previsão do tempo, configurar alarmes e controlar outros equipamentos.
Inteligências Artificial
A Inteligência Artificial também está presente no Marketing Digital no lançamento de softwares, ferramentas e plataformas que orientam as equipes em no planejamento e em todas as demais etapas.
O objetivo é automatizar os processos que antes eram feitos manualmente. Assim, os profissionais conseguem economizar tempo e focar em outras atividades, otimizando suas tarefas.
Estratégias Omnichannel
Omnichannel se refere ao uso interligado e simultâneo de diversos canais de comunicação e que tem como finalidade estreitar as relações online e offline. Isso melhora muito a experiência do cliente, pois dá mais liberdade ao público para escolher de que forma ele quer interagir ou efetuar a compra com sua empresa.
Agora que você já sabe quais são as tendências de Marketing Digital para 2022, sabe bem onde investir para impulsionar seus resultados e fazer com que sua marca se transforme em referência no mercado. Mas, para isso, o ideal é contar com uma empresa especializada no assunto, que vai utilizar da melhor forma as estratégias mais adequadas para o seu caso.
Então, entre em contato conosco e saiba como a Able Digital pode ajudar você a conquistar cada vez mais espaço!