Metaverso: entenda tudo sobre o futuro da realidade virtual

 

Quando surge uma novidade tecnológica, também aparecem muitas dúvidas sobre quais os seus impactos, de que forma afetará o mercado e como pode ser usada no dia a dia de diversos segmentos de atuação.

 

Com o metaverso não é diferente. Trata-se de um dos assuntos mais comentados nos últimos meses, especialmente depois que o Facebook mudou seu nome para Meta, em outubro de 2021. Segundo especialistas em tecnologia e inovação, o metaverso trará mudanças no nosso cotidiano e até mesmo na nossa forma de fazer negócios.

 

E se você ainda não sabe o que é o metaverso, como ele vai funcionar, o que é preciso para entrar nessa nova realidade e seus impactos para o futuro, não se preocupe. Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esses e outros aspectos do metaverso. Continue a leitura!

 

Mas afinal, o que é o metaverso? 

 

Metaverso é o nome dado a mistura entre realidade aumentada e ambientes virtuais. É uma espécie de vivência dentro de um espaço virtual, capaz de influenciar a vida real dentro deste mesmo universo. 

 

Utilizado em dispositivos digitais, a intenção é que, em um futuro próximo, as pessoas na internet possam interagir como se estivessem dentro de um mesmo ambiente, usando seus avatares para conversar, trabalhar, ter uma vida social e também realizar compras dentro do metaverso. 

 

 

É importante ressaltar que a expressão metaverso não é nova. O termo foi criado no livro de ficção científica “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson. Nele, o autor conta uma história que sincroniza realidade e ficção por meio de um jogo, no qual um entregador de pizza na vida real é um samurai no universo virtual de nome metaverso. Essa obra de ficção científica foi a inspiração para a criação de jogos como Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft, em que o jogador cria vidas paralelas dentro do ambiente virtual. 

 

Ao falar da mudança do nome do Facebook para Meta, no ano passado, Mark Zuckerberg  anunciou que sua empresa investiu 50 milhões de dólares nesse novo espaço coletivo de ambiente virtual. Segundo ele, os testes entre universos digitais devem ganhar força nos próximos dois anos, buscando desenvolver aplicações do metaverso entre os anos de 2031 e 2036. 

 

Como o metaverso poderá ser usado na publicidade? 

 

O metaverso poderá afetar as nossas vidas em diversos campos de atuação. A medicina, por exemplo, ganhará a possibilidade do uso de novas tecnologias para a realização de cirurgias à distância. 

 

 

Também será possível frequentar cursos sem a necessidade de estar presente fisicamente para o aprendizado completo, frequentando apenas um ambiente em comum totalmente virtual. Outro exemplo é a possibilidade de escolher roupas que avaliam situações corporais como temperatura e nível de transpiração, tudo dentro de um ambiente virtual revolucionário. 

 

E a publicidade também será impactada pelo metaverso. Com a possibilidade de criar mais interação entre os mundos físico e digital, novas oportunidades de marketing  serão criadas. Embora ainda não exista uma receita pronta de como aproveitar o melhor do metaverso para o setor criativo, sabemos que a personalização de anúncios conforme o conteúdo de sites visitados pelo usuário ganharão ainda mais força. 

 

 

Com essa possibilidade de imersão em um ambiente virtual, cria-se o cenário perfeito para a exposição detalhada de produtos e serviços de acordo com as necessidades de cada usuário. O setor criativo tem um grande desafio pela frente, proporcional aos novos caminhos que o metaverso possibilita.

 

E como é possível acessar o metaverso? 

 

Dentre as formas mais comuns para acessar o metaverso para ter uma experiência imersiva, a mais comum é a utilização de óculos e manoplas de realidade virtual. 

 

Existem diferentes opções no mercado, que vão desde o Google Cardboard, que custa cerca de 10 dólares, até o Oculus Quest 2, que pode sair pela bagatela de 300 dólares. Depois de escolher a forma de acessar o metaverso, é necessário escolher o universo virtual que será acessado. Algumas das plataformas mais conhecidas são:  Decentraland, Axie Infinity, Horizon, Mesh, Sandbox, Fortnite e Roblox. 

 

São experiências relacionadas a jogos, espaços de trabalho virtuais e até mesmo entretenimento ao vivo para o usuário se divertir e se aprofundar em todas as possibilidades que o metaverso já oferece. 

 

Qual a relação entre o metaverso e os NFTs?

 

Se você está se perguntando o que o metaverso tem  a ver com as tão faladas NFTs, está no lugar certo para entender como os dois conceitos se ligam. 

 

NFT é a sigla em inglês de Tokens Não Fungíveis. A expressão “fungível” indica algo que se mistura a outras coisas. Com isso, o item “não fungível” tem esse nome porque não é possível realizar uma troca, porque tem valor único, sem igual. 

 

 

E se no metaverso são usadas criptomoedas para compra e venda, os NFTs podem fazer parte desse ambiente para adquirir terrenos ou mesmo ações de empresas voltadas à realidade virtual. Meta, Microsoft, Roblox e Epic Games são alguns exemplos de companhias que apostam no ambiente virtual e enxergam o metaverso como o futuro da tecnologia em todo o mundo. 

 

O futuro do metaverso 

 

Cada vez mais empresas investem na expansão do metaverso. Com isso, é possível dizer que essa tecnologia já é uma realidade em nossas vidas, ainda que existam muitas dúvidas a respeito do assunto. 

 

Não é à toa que dentro do metaverso já existam terrenos grandes, disponíveis para vendas dentro do ambiente virtual. No futuro, quem compra a ideia do metaverso terá muito a ganhar com a valorização de um espaço que ainda tem muito a crescer. 

 

Mesmo que possa haver desconfiança quanto ao que será o metaverso nos próximos anos, já é possível notar que as grandes corporações enxergam nesse ambiente virtual um futuro impossível de ser ignorado. 

 

 

E se já dissemos que o metaverso trará impactos para setores de atuação como a publicidade, é bom estar preparado e se aprofundar nesse tema para não ficar para trás. 

 

Estamos aqui para conectar você ao futuro. Com a Able Design, trabalhamos para integrar os elementos e ideias da sua marca com conceitos criativos, claros e inspiradores. Conte com a gente! 

 

Conheça soluções em inovação da Able Design.