O que é SEO? Veja como aparecer no Google de graça

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Talvez você já conheça e até mesmo execute alguns recursos de marketing digital como os anúncios pagos. Você sabe como funciona o SEO?

 

Apesar de terem uma excelente taxa de conversão, este é um modelo que necessita de investimentos constantes e tem uma vida muito curta.

 

Entretanto, ao conhecer melhor o que é SEO — search engine optimization, ou otimização para motores de busca — você sai completamente dessa lógica.

 

Conheça mais sobre esse mecanismo e como você pode fazer para que suas páginas ganhem visibilidade nos resultados de pesquisa do Google (e de outros mecanismos de busca).

 

Aumente a visibilidade da sua marca, otimize o ROI e reduza os investimentos constantes com essa estratégia de tráfego orgânico. Boa leitura!

 

Entenda de vez o que é SEO

 

Assim como as outras estratégias de marketing digital, o SEO entra como uma ferramenta para aproximar sua empresa do público certo.

 

Talvez você esteja se perguntando como isso funciona, então precisamos primeiro entender como funciona o motor de um mecanismo de busca.

 

Com o princípio da internet as pessoas colocavam seus sites online e precisavam divulgar para amigos e pessoas interessadas sobre o endereço que era então digitado no navegador para que alguém conseguisse acessar a página.

 

Esse era um processo que podia produzir muitos erros, o usuário podia perder o endereço, digitado errado, se esquecer quando estivesse em frente ao computador.

 

Surgiram assim os mecanismos de busca.

 
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Como eles funcionam?

 

São robôs que vasculham toda a internet em busca de sites e indexam as mesmas no mecanismo.

 

Para que isso aconteça, o site deve ser mencionado em outra página à qual o robô já tem acesso.

 

Assim, é como se o robô entrasse em todos os links que estão nos domínios que já entrou, ampliando assim seu alcance.

 

Uma vez indexada uma página de um site, o robô vasculha todo o domínio, indexando frequentemente todas as atualizações encontradas.

 

Assim, eles apresentam para o usuário a melhor resposta conforme a pesquisa que ele faz na internet.

 

Esse modelo rudimentar foi aperfeiçoado com o passar dos anos, fazendo com que a qualidade dos resultados de pesquisa seja sempre o melhor possível.

 

Descubra para que serve a estratégia de SEO

 

Entendendo de forma rápida como funciona todo esse processo, agora é hora de entender para que serve o SEO.

 

Imagine que sua empresa ofereça agendamento para atendimentos médicos online.

 

Uma pessoa precisa marcar uma consulta com uma especialidade e digita no Google o termo “agendar consulta com ortopedista”.

 

Se seu site for um dos primeiros resultados, certamente você otimizará a jornada de compra da sua estratégia.

 

Sendo assim, as estratégias de SEO servem para fazer com que o seu site se destaque de forma orgânica, ou seja sem investir em anúncios pagos como o Google Ads.

 

São algumas técnicas que, de forma geral, ajudarão o usuário a ter uma boa experiência de navegação no seu site.

 

Afinal, se observarmos essa evolução de forma abrangente, esse é o objetivo dos mecanismos de busca: encaminhar a pessoa para as páginas que ela procura.

 

Conheça 4 estratégias para alcançar o topo do Google em 2022

 

Entendendo que as estratégias de SEO são extremamente importantes para o seu negócio, agora é hora de conhecer algumas técnicas e inserir esse recurso nas suas estratégias de marketing.

 

1. Velocidade no carregamento

 

Pode ser que você já tenha passado pela seguinte situação: ao pesquisar sobre um determinado assunto, você entra em um site que simplesmente não carrega a página.

 

Depois de um tempo aguardando, o que você faz? Provavelmente volta nos resultados de pesquisa e entra em outro domínio.

 

Ao perceber que muitos usuários abandonavam as páginas que demoravam a carregar, o Google desenvolveu um algoritmo que media esse tempo de carregamento.

 

Assim como os outros algoritmos, o objetivo é melhorar a qualidade dos resultados, destacando aqueles que estão de acordo.

 

Existem várias ferramentas que podem medir a velocidade de carregamento do seu site, o próprio Google oferece uma.

 
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2. Páginas responsivas

 

Outro ponto importante está ligado à qualidade de navegação em telas de diferentes formatos.

 

Hoje as pessoas acessam a internet pelo computador, tablets, TV e cada vez mais pelo celular.

 

Por este motivo, existem várias estratégias para melhorar a experiência do usuário (UX).

 

Alguns desenvolvedores preferem usar a estratégia mobile first ou mobile friendly que prioriza o design para o acesso via smartphone.

 

Outra solução são os designs responsivos. Isso significa que a página se adapta para os mais diferentes formatos de tela.

 

Garantir essa qualidade, adaptando seu site para os vários formatos de tela é outra estratégia de SEO que melhora o ranqueamento do seu site.

 

3. Conteúdos de qualidade

 

Outro fator importante para aparecer no Google de graça está nos conteúdos que você oferece no seu site.

 

Se suas páginas estão focadas apenas em vender produtos ou serviços, elas tendem a agregar pouco ou nenhum valor para os usuários, que entrarão no site apenas no momento da compra mesmo.

 

Por isso, é fundamental ter um blog e alimentá-lo com conteúdos de qualidade.

 

Existem vários algoritmos do Google que observaram se as informações são originais, de qualidade e se realmente atraem seu público para o site.

 

Esse é um fator importante que ajuda seu site a se destacar nos resultados de pesquisa.

 
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4. URLs amigáveis

 

Outro ponto importantíssimo para o ranqueamento das páginas é o endereço delas.

 

Publique endereços limpos e fáceis de identificar. Nada de encher com números e caracteres especiais cada nova página que você publica.

 

Então, em vez de ter seudominio.com/eç9rp835pyjesmfvç/m%wt5$9852#05sfw?rag5335aerf, escolha um endereço mais simples como seudominio.com/agendamentodeconsultas isso é ter uma URL amigável.

 

Confira os principais erros de quem está iniciando no SEO

 

Se você está começando com as estratégias SEO, um ponto muito importante é conhecer as práticas de SEO Black Hat.

 

São práticas mal-vistas pelo Google que podem causar punições como a perda de posições no ranqueamento ou mesmo a inserção do domínio na lista negra do Google, impedindo que suas páginas apareçam nos resultados de busca.

 

Nada de tentar enganar o robô então. Além disso, é fundamental ficar de olho na sua estratégia de palavras-chave.

 

Use termos realmente relevantes e tente mesclar palavras-chave abrangentes, como “plano de saúde”, com palavras-chave específicas, como “o que fazer para aumentar a imunidade”.

 
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Além disso, outro erro também é não ter uma estratégia de linkagem adequada.

 

Como você deve ter percebido, as estratégias de SEO são fundamentais para aumentar seu tráfego orgânico, ajudando a levar um público de qualidade para as suas páginas.

 

Apesar de existirem vários algoritmos do Google que ajudem a influenciar nos resultados de pesquisa, o principal é focar na qualidade da experiência oferecida para seus usuários e ficar de olho nas novidades que a empresa apresenta como critérios de escolha.

 

Se você gostou deste texto, então confira nosso artigo sobre as principais tendências de marketing digital para 2022 e turbine suas estratégias!