Realidade Aumentada: conheça as múltiplas possibilidades de investir neste segmento

 

Vivemos em um tempo de revoluções tecnológicas constantes, transformando ano a ano não apenas a forma de nos comunicarmos, mas também outras atividades do nosso cotidiano, além da experiência do consumidor em diversos campos de atuação. 

 

Compras, vendas, entretenimento, setor audiovisual, serviços de saúde, publicidade e varejo… todos precisam surfar nas novas ondas de tecnologia. Caso contrário, as chances de ser engolido pela concorrência são quase certas. 

 

E a Realidade Aumentada (RA) é mais uma tendência que ganha cada vez mais espaço. Por meio dessa tecnologia, é possível proporcionar experiências ímpares, simplificadas e personalizadas. 

 

Se você nunca ouviu falar em Realidade Aumentada, nem precisa se preocupar. Já sabe, né? Ao longo deste artigo, explicaremos o que é a RA, quais suas diferenças e semelhanças em relação a Realidade Virtual (RV)  e ao metaverso, e por que investir nela é uma tendência crucial para o futuro, mesmo no varejo. Continue lendo e entenda todos os detalhes! 

 

 

O que é Realidade Aumentada? 

 

Simplificando, é possível definir a Realidade Aumentada como a interação entre objetos reais e virtuais, numa espécie de mistura entre esses dois mundos. Tal processo é possível por meio de aplicativos ou softwares que integram elementos virtuais ao mundo real. 

 

A RA é possível com a presença de três itens: um objeto real – que pode ser um ambiente ou até mesmo a imagem de uma pessoa, uma câmera ou qualquer outro dispositivo capaz de captar a imagem e um aplicativo ou software para incluir o objeto virtual dentro da imagem em questão. 

 

Podemos citar como um bom exemplo os QR Codes incluídos em pontos turísticos de cidades, que permitem a pessoas de lugares em todo o mundo “visitar” aquele local distante, em uma espécie de guia virtual, traçando a rota para chegar lá e até mesmo mostrando a história, curiosidades e opções de passeio. 

 

 

Também é comum ouvir as expressões “realidade expandida” e “realidade ampliada” ao se referir à Realidade Aumentada. E para entender melhor esse assunto, é fundamental detalhar as diferenças entre RA e RV. A gente explica! 

 

Realidade Aumentada x Realidade Virtual

 

Muita gente confunde essas duas expressões, que embora sejam bem parecidas, possuem diferenças sutis. 

 

A Realidade Aumentada tem o ambiente material como base, sendo combinado com elementos virtuais e assim criando um novo ambiente, uma mistura entre os dois.

 

Já a Realidade Virtual capta imagens digitais, que são reproduzidas no mundo real por meio de uma lente ou de um smartphone, por exemplo. 

 

Pense, por exemplo, em um jogo de videogame. Na RV, você pode explorar suas diferentes fases em um mundo virtual. Já na RA, você consegue vivenciar essas fases acontecendo ao seu redor.

 

 

Como podemos perceber, por mais que as duas tecnologias possuam muitas semelhanças, não são a mesma coisa. Na Realidade Aumentada, existem até mesmo aplicativos capazes de escanear textos em outros idiomas para traduzi-los em tempo real, bem na sua frente. 

 

Metaverso x Realidade Aumentada 

 

E já que falamos recentemente do metaverso, cabe também diferenciar um pouco esse conceito da Realidade Aumentada, ressaltando três aspectos principais. 

 

O primeiro deles tem a ver com a abordagem física, que de alguma forma está mais presente na RA,  já que coloca em três dimensões os ambientes físicos reais, o que não ocorre necessariamente no metaverso. 

 

E enquanto o metaverso foca na interação com conteúdo e participantes, nem sempre é isso o que acontece na Realidade Aumentada. Outra diferença fundamental entre os dois termos é que o primeiro conta com um ambiente que pode ser escalado para que nele possa caber ainda mais gente. Já a RA tem um contexto isolado e específico dentro de um espaço. 

 

Por que investir na Realidade Aumentada? 

 

A facilidade em se acessar a internet por meio de celulares e outros dispositivos é um dos principais motivos para se investir nessa realidade e pensar no futuro dentro do seu mercado de atuação. 

 

De acordo com a IMS Research, mais de 95% dos brasileiros utilizam smartphones e outros dispositivos móveis como principal via de acesso ao mundo virtual, indicando uma queda no acesso via computadores. 

 

Além disso, a Realidade  Aumentada expande o campo de possibilidades para trabalhar o marketing digital. Essa nova tecnologia permite que um consumidor saiba o preço de uma mercadoria sem a necessidade de perguntar para um vendedor, por exemplo. 

 

Imagine, então, a possibilidade de experimentar uma peça de roupa por meio dessa tecnologia, sem precisar se deslocar até uma loja?

 

E o melhor de tudo é saber que essa já é uma tecnologia acessível, inclusive para pequenas e médias empresas. 

 

Como a Realidade Aumentada pode ser aplicada no varejo

 

Já existem iniciativas de aplicação da Realidade Aumentada no varejo. No ramo das maquiagens, por exemplo, há aplicativos que possibilitam testar virtualmente os produtos. Também é possível avaliar sua qualidade antes de optar ou não pela compra. 

 

No campo da moda, algumas empresas permitem experimentar roupas por meio da RA dentro de um aplicativo, e até mesmo como fica o visual testando diferentes óculos. 

 

 

E o que falar, então, do campo da decoração? Já há empresas trabalhando com a Realidade Aumentada em seus aplicativos, permitindo aos potenciais clientes realizar a combinação de produtos em 3D para saber como ficariam nos cômodos de sua casa. 

 

Outras lojas permitem até mesmo a utilização dessa tecnologia para a localização dos produtos em sua loja física, ou mesmo realizando promoções exclusivas pelo aplicativo e gerando entretenimento por meio dessa revolução tecnológica. 

 

E por aí vai! Há um vasto campo para ser explorado com a utilização da Realidade Aumentada, que ainda vai revolucionar mais as compras realizadas online, personalizando o atendimento e proporcionando uma experiência única por meio de um smartphone ou outro dispositivo móvel. 

 

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de ler o nosso artigo sobre as soluções on demand da Able Design. 

 

Conecte-se com o futuro: conheça as soluções on demand da Able Design!