Motion Design você sabe o que é e como aplicar? Descubra!
Postado por: the_author(); ?>, the_date(); ?>
A área da comunicação é bastante ampla e abrange muitos tipos de serviço.
Um deles é o motion design, uma técnica que surgiu no século XIX, criado pelo parisiense George Méliès (famoso pelo seu trabalho como ilusionista e cineasta).
O motion design é uma tendência e é muito usado para tentar explicar ideias de forma mais visual e que seja rápida e prática.
Provavelmente você já viu algum conteúdo desse tipo nas redes sociais, pois as marcas têm apostado bastante nessa técnica devido a grande capacidade de engajar o público.
Então, venha entender o que é o motion design e como o audiovisual é uma boa pedida para a sua estratégia de comunicação!
Como funciona o motion design?
O motion design é uma técnica que utiliza o movimento de formas, ícones e textos.
Dessa maneira, é considerada um dos princípios da animação e, por sua vez, também foi a precursora do vídeo e do cinema.
Com o passar do tempo, os efeitos se popularizaram e caiu nas graças da sétima arte, de clipes, propagandas entre outros.
Portanto, o objetivo é ter um grande impacto visual, que mescla design gráfico e aspectos do audiovisual.
O responsável pela criação dessas peças é o motion designer, que geralmente é o profissional com formação em design gráfico.
Dessa maneira, o profissional deve ter habilidades artísticas e muita criatividade para concretizar e transformar projetos em elementos gráficos que ganham vida nas telas.
Normalmente, o trabalho começa em esboços no papel ou no computador, passa para os desenhos em 2D, cria-se o storyboard em detalhes e só depois o trabalho começa a tomar forma.
Nesse sentido, o motion designer também precisa entender de storytelling, técnicas narrativas e outros conceitos.
Por que e como investir em motion design?
O advento das redes sociais foi um grande impulso para o crescimento da demanda de motion design.
Como as mídias sociais têm como característica em comum o consumo de conteúdos rápidos, a técnica é uma grande aliada nesse processo.
Além do mais, o motion design é mais divertido e envolvente, ajudando a dar explicações mais claras por meio de animações.
O aumento do consumo de conteúdos em vídeo também é um dos motivos que fazem com que o investimento em design seja incentivado.
Em comparação com a produção de outros tipos de conteúdo em vídeo, essa é uma alternativa mais em conta.
Por isso, é uma excelente estratégia para criar campanhas mesmo com o orçamento reduzido.
Qual a diferença entre motion design e motion graphics?
Na verdade, não há diferença!
Por mais que a nomenclatura não seja a mesma, estamos falando de uma coisa só: o motion graphic design — ou design gráfico animado, em bom português.
Portanto, o conceito é o mesmo, o que muda é apenas o nome.
O grafismo em movimento é essencial para contar narrativas de forma inovadora e que chame atenção do público.
No entanto, é preciso contar com profissionais qualificados para essa missão, e a Able Digital pode ajudar nisso.
Então, aproveite para entrar em contato com a gente e entender mais sobre como o design pode alavancar a sua estratégia de marketing!