Endomarketing digital: o que é e como aplicar na sua empresa

Em um mundo cada vez mais digitalizado, o endomarketing digital tem ganhado importância dentro das organizações, afinal, os colaboradores utilizam constantemente a internet e as redes sociais, seja por motivos pessoais ou profissionais.

Assim, as empresas precisam revolucionar as estratégias do tradicional endomarketing e melhorar o relacionamento com o seu público interno, realizando ações para motivar e engajar seus colaboradores.

Sabemos que fica difícil acompanhar tantas novas mídias digitais e mudanças na comunicação e também no comportamento de seus colaboradores.  Continue lendo este artigo e saiba o que é endomarketing digital, a importância dessa prática para sua empresa, como aplicá-la e seus principais benefícios.

 

 

O que é endomarketing digital?

Diferente do marketing interno tradicional, em que se gastava com brindes e material impresso, o endomarketing digital é mais dinâmico e efetivo na comunicação interna.

O endomarketing digital, assim como o meio convencional, tem como principal objetivo promover o relacionamento, só que nesse caso de modo on-line, entre os departamentos de marketing e de recursos humanos, a fim de melhorar o ambiente organizacional e motivar os colaboradores a acreditarem na missão, visão e valores da empresa.

A maior parte dos colaboradores está presente no meio digital e as empresas precisam se adaptar às novas tecnologias para se conectar com suas equipes e tornar a comunicação interna mais eficiente e dinâmica.

 

 

 

3 princípios fundamentais do endomarketing digital

The endomarketing enxerga o colaborador como um parceiro e não como um empregado.  Assim, como em qualquer relação, ele precisa ser conquistado para se tornar mais engajado e desejar continuar na empresa.

Em sua forma digital, essa estratégia de marketing interno se baseia em três princípios fundamentais:

 

  1.  Comunicação bem definida

O primeiro passo é fazer uma análise profunda das principais fraquezas (e suas causas) da equipe de modo a definir os pontos que precisam ser priorizados.

Outro fator determinante é o alinhamento do conteúdo com as estratégias da empresa, sempre pensando nos resultados que deseja alcançar.

Também é importante definir os canais que serão utilizados para a comunicação, bem como documentar tudo o que será transmitido para os colaboradores.

 

  1. Inovação tecnológica

O diferencial do endomarketing digital é justamente a sua “digitalização”. Por isso, é essencial que a empresa tenha a seu dispor as inovações tecnológicas necessárias para aplicar essa estratégia.  Também é fundamental que todos os colaboradores tenham acesso a essas ferramentas.

 

  1. Plataformas digitais

Antes de escolher qual o melhor recurso digital (blog corporativo ou redes sociais, por exemplo), é importante avaliar a compatibilidade da plataforma e o objetivo da empresa no uso das técnicas de endomarketing digital.

Realizar uma pesquisa entre os colaboradores para saber quais as ferramentas prediletas no meio digital é uma ação bem interessante e que pode garantir o sucesso da estratégia de marketing digital interno.

 

Por que fazer endomarketing digital na sua empresa?

Antes de mais nada, é preciso reforçar que o marketing interno é fundamental para manter a equipe motivada, dedicada e envolvida com o trabalho. Investir no endomarketing é mostrar o valor da empresa aos colaboradores, tornando-os naturalmente promotores da marca.

Assim como o modelo tradicional, o endomarketing digital tem o papel de divulgar ações de interesse dos colaboradores, tais como treinamentos, programas e benefícios empresariais, novidades internas e a atuação da empresa em projetos externos, entre outros.

Uma estratégia de endomarketing digital bem planejada estimula os colaboradores a vestirem a camisa da organização e, consequentemente, contribuir para o employer branding strategy.

 

Principais canais para aplicar o endomarketing digital

O e-mail foi o primeiro canal utilizado pelo endomarketing. A partir dele, a lista de canais para fazer endomarketing digital só aumenta. Veja alguns deles:

 

  •   Intranet: Muitas empresas já utilizam esse meio de comunicação para divulgar serviços e pesquisas de opinião, por exemplo. Funcional e útil para colaboradores e empresa, a ferramenta interliga todos os departamentos, gerando economia com a diminuição de documentos impressos e uso de telefone;
  •   E-mail marketing: Utilizado para personalizar mensagens e enviá-las para setores diferentes dentro da empresa;
  •   Blog corporativo: A empresa pode utilizar o blog corporativo para publicar artigos com temas relevantes para os colaboradores;
  •   Social networks: Pode-se criar grupos de trabalho nas redes sociais, nos quais os colaboradores podem conversar e compartilhar assuntos que considerem interessantes;
  •   E-books: Os e-books servem também para divulgar temas e informações relevantes para os colaboradores;
  •   Vídeos: A empresa pode criar vídeos com temas que sejam do interesse de seus colaboradores e divulgá-los em suas redes sociais ou em outra plataforma digital;
  •   TV Corporativa: Substitua os antigos murais informativos por uma TV corporativa interna.  Ela trará mais dinamismo e praticidade na divulgação de notícias, palestras e eventos, entre outras informações;
  •   Aplicativos: Os smartphones podem ser excelentes aliados e facilitar o funcionamento da empresa e a integração entre os colaboradores, principalmente se for criado um aplicativo de uso interno exclusivamente para troca de informações importantes entre as equipes.

  

Benefícios do endomarketing digital 

 

Para os colaboradores

Os colaboradores, assim com a maioria das pessoas, já se habituaram com o mundo digital e, quando a empresa adere a essa nova forma de comunicar, essa estratégia acaba contribuindo de diferentes modos:

 

Melhora o ambiente organizacional

Basicamente, o objetivo comunicação interna é multiplicar as informações necessárias e melhorar os processos organizacionais, atuando diretamente na cultura e na reputação da empresa, além de modificar os padrões comportamentais de cada colaborador e, consequentemente, influenciar e melhorar o clima organizacional.

 

Comunicação mais moderna

É inegável que a tecnologia é o principal fator quando uma empresa está se modernizando e isso traz consequências bastante positivas.

No que se refere a comunicação, ela torna os processos mais simples e fluidos, facilitando o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, otimizando o tempo de toda a equipe.

 

Relações mais democráticas

Outro benefício importante do endomarketing digital é a interação entre as equipes, já que as informações circulam globalmente e tornam as relações mais democráticas dentro do ambiente de trabalho.

Estudos já comprovaram que a centralização e a verticalização são dois grandes vilões para uma comunicação eficaz entre gestores e colaboradores.

Sem eles, é possível priorizar uma comunicação mais integrada e fortalecer e aumentar o grau de comprometimento de toda a equipe em relação aos valores da empresa.

 

Para a empresa

O endomarketing digital não é beneficial só para os colaboradores, mas também para a empresa:

 

Custos reduzidos

Quando o foco da comunicação está no ambiente digital, os custos com papel, tinta para impressão e até chamadas telefônicas. Por exemplo, acabam tendo seu custo reduzido e até zerado.

Em relação aos custos para o investimento de novas tecnologias, se considerado o aumento da produtividade proporcionado pela ferramenta,  os custos de aquisição podem até ser considerados irrelevantes.

 

Cronograma mais organizado

Seguir um cronograma previamente planejado ajuda na organização de tempo e permite que os setores envolvidos com o marketing possam trabalhar com prazos estipulados e otimizar processos.

 

Ação de endomarketing digital da Tembici

 

Para ajudar você a entender melhor uma boa ação de endomarketing digital, separamos um case bastante interessante que elaboramos para a Tembici engajar seus colaboradores e apresentar a nova plataforma de benefícios da empresa.

Nós, aqui da Able Digital, desenvolvemos uma campanha de endomarketing digital e criamos a mascote Tembício para uma ação que teve como objetivo apresentar os benefícios e estimular cada colaborador a escolher quais deles mais tinham a ver com o seu estilo de vida.

Consideramos esse projeto um desafio porque precisamos lançar mão de toda a criatividade de nossa equipe para trazer uma ideia inovadora, que atendesse o modelo de trabalho híbrido e, ao mesmo tempo, despertasse o interesse dos colaboradores da empresa.

Nosso objetivo também foi reinventar a forma de comunicação com os colaboradores da empresa e estimulamos a todos a participarem do processo de criação da mascote.

Nosso time começou pela criação de todo o KV da campanha, criando uma seleção de mascotes com voz dublada e pedimos para os colaboradores votarem no favorito por meio do hotsite.   A  mascote escolhida foi replicada em toda a comunicação da ação – desde vídeos e motions até o personagem de um jogo on-line temático desenvolvido especialmente para essa ação.

A parte final desta ação de endomarketing foi uma ação social na qual incentivamos cada colaborador a usar bikes da Tembici pela  cidade com o objetivo de converter as pedaladas em cestas básicas para uma associação escolhida pela empresa.

Para registrar tudo o que aconteceu durante todo o tempo da campanha, criamos um blog para que cada colaborador postasse uma foto da sua pedalada.

 

 

 

Esse é só um exemplo de uma ação de endomarketing digital que você pode fazer na sua empresa.  A Able Digital tem muitas ideias inovadoras que podem se adequar às necessidades da sua empresa.  Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o seu projeto.