8 estratégias de endomarketing para sua empresa

 

O engajamento e a dedicação dos colaboradores são fundamentais para que a empresa alcance outros níveis de faturamento e produtividade. Assim, cada vez mais o departamento de Recursos Humanos busca por estratégias de endomarketing para engajar a equipe e conquistar os resultados desejados. 

Se a sua empresa está precisando motivar os colaboradores, continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. 

 

 

Como aplicar o endomarketing na sua organização

 

Antes de aplicar as estratégias de endomarketing na sua empresa é necessário saber quais são as maiores demandas e problemas enfrentados no ambiente de trabalho. 

 

Geralmente, o levantamento dessas informações costuma ficar a cargo do RH, setor responsável pelo bem-estar dos colaboradores. Depois que as necessidades e dificuldades foram identificadas, é chegado o momento de definir as estratégias que a empresa utilizará para, então, colocá-las em prática. 

 

É importante aplicar pesquisas de satisfação regularmente para saber se as ações do marketing interno estão sendo efetivas e se estão aumentando ou diminuindo o nível de satisfação dos colaboradores.  Outro aspecto positivo dessas pesquisas é que elas permitem pedir feedbacks, a fim de obter ideias para melhorar o sistema. 

 

No próximo tópico, falaremos sobre as 8 estratégias de endomarketing que consideramos mais  efetivas para o engajamento de seus colaboradores. 

Confira. 

 

8 estratégias de endomarketing para aplicar na sua empresa e engajar a sua equipe 

 

1. Invista na comunicação interna

 

Uma das principais estratégias, senão a principal, é a comunicação interna. É por meio dela que a organização mantém um canal direto com seus colaboradores, facilitando as atividades cotidianas das empresas.

 

É possível implementar a comunicação interna utilizando ferramentas como blogs, newsletter, e-mail marketing e vídeos, por exemplo, que são formas de se comunicar com os colaboradores muito utilizadas no endomarketing digital. 

 

Outras plataformas interessantes, e que otimizam a produtividade nas empresas que adotaram o home office, são o Slack e o Google Workspace.

 

Vale ressaltar que os canais diretos de comunicação são essenciais para que exista um bom diálogo com as equipes, permitindo que cada colaborador tenha voz ativa e faça sugestões de melhorias para a empresa. 

 

2. Realize palestras motivacionais

 

Palestras motivacionais são bastante interessantes  para desenvolver aspectos profissionais e pessoais dos  colaboradores, além de incentivar cada um deles a compartilharem das mesmas metas da empresa. 

 

Essa ação também permite expor a missão e as metas anuais da empresa, apontando o caminho para alcançá-las. É importante que os colaboradores sintam que são importantes e que fazem a diferença para a organização. 

 

 

3. Reconheça o sucesso de colaboradores

 

Uma das principais estratégias de endomarketing é reconhecer e divulgar os bons resultados atingidos por colaboradores.  Destaque  os que se sobressaíram e atingiram excelentes resultados, mas não se esqueça de também reconhecer boas ideias, soluções criativas e ações inovadoras. 

 

 

4. Ofereça benefícios especiais aos colaboradores

 

 

Plano de saúde, vale alimentação, vale refeição e vale transporte são benefícios tradicionais, por isso, vá além e ofereça opções diferenciadas como convênios com academias e universidades, cupons de desconto, ingressos para shows, eventos esportivos, cinema ou teatro, dentre outros. 

 

Oferecer benefícios especiais são interessantes para melhorar o bem-estar do colaborador, afinal, esse tipo de vantagem estimula a qualidade de vida e faz com que cada colaborador se sinta mais comprometido com a empresa. 

 

Ainda dentro dessa estratégia, oferecer bonificação para os colaboradores que obtiveram um bom desempenho também pode ser bastante interessante.  Essa premiação pode ser oferecida como uma remuneração adicional, viagens, e eletrodomésticos, por exemplo. 

 

 

5. Treinamento e capacitação dos colaboradores

O treinamento é uma das melhores maneiras de transmitir os valores da companhia e isso pode ser feito ajudando os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente por meio de subsídios para educação, cultura e mentorias, além de oferecer capacitação dentro da própria organização. 

 

O investimento em treinamento e capacitação demonstra que a empresa está apostando em seus profissionais e essa postura é benéfica para ambas as partes: a empresa ganha uma equipe mais engajada e qualificada, já o colaborador estará mais preparado para o mercado, quando seu ciclo dentro da companhia terminar. 

 

Vale destacar que a capacitação é importante para que os colaboradores melhorem o seu desempenho, sendo também essencial para que a equipe saiba com quais competências e valores a empresa está trabalhando. 

 

6. Promova o alinhamento estratégico junto aos colaboradores

 

Toda empresa que deseja crescer de forma direcionada e com foco, precisa de metas a serem alcançadas sejam elas definidas mensal, semestral ou anualmente. 

 

A definição desses objetivos indica o caminho que precisa ser tomado, além de orientar para os próximos passos.  O alinhamento estratégico junto aos colaboradores é fundamental para alcançar esses resultados. 

 

É importante também que os colaboradores estejam cientes do que deve ser feito para que assim consigam direcionar seu trabalho de acordo com as metas e, para isso, use os canais de comunicação interna para divulgar os números que a empresa deseja atingir, utilizando indicadores para mensurar esses avanços.

 

Não deixe de compartilhar tudo o que foi alcançado ao longo de um determinado período e quanto falta para atingir a meta final.  Ações como essa mostram uma visão mais clara do processo e incentivam a participação das equipes. 

 

 

7. Crie oportunidades de integração

 

Que o trabalho em equipe traz resultados muito melhores e contribui para o surgimento de inovações, ninguém pode negar.  Mas para que esse trabalho seja eficiente, é preciso despertar a sensação de “pertencimento” ao lugar de trabalho. 

 

Essa sensação de inclusão também é importante para ajudar a melhorar o engajamento e diminuir o turnover.  Dentro desse contexto, é de responsabilidade do RH elaborar ações que promovam a integração entre os colaboradores e, assim, estabelecer relações que vão além do aspecto profissional e desenvolver o sentimento de equipe. 

 

Realize comemorações na empresa, organize equipes para atividades externas e monte espaços de descanso, que incentivem a interação entre as pessoas.  São essas conexões que impactam e promovem a realização de um trabalho bem feito.

 

8. Crie planos de carreiras

 

Os planos de carreiras definem o melhor caminho que cada colaborador pode seguir dentro da organização.  Ele deve mostrar o que cada cargo necessita do colaborador que deseja conquistá-lo e qual a expectativa da empresa em relação a vaga.  

 

Esse programa é vantajoso tanto para a empresa quanto para o colaborador. Para a empresa, é mais barato promover um profissional que já conhece a cultura da companhia; já para o colaborador, é possível enxergar melhor as perspectivas de crescimento, sabendo quais passos devem ser seguidos para subir de posição. 

 

Outro aspecto importante relacionado a essa estratégia é que as empresas que possuem plano de carreira têm melhor visibilidade e aumentam o interesse de novos talentos em trabalhar na organização. 

 

 

Estratégias de endomarketing tornam sua equipe mais motivada e engajada!

 

Essas 8 dicas que apresentamos mostram que usar estratégias de endomarketing só traz benefícios para a sua empresa, tais como:

 

  • Colaboradores mais motivados;
  • Estabelecem canais de diálogo;
  • Reconhecem e reforçam práticas que beneficiam a organização;
  • Proporcionam um clima mais agradável no ambiente de trabalho;
  • Aumentam a produtividade.

 

 

 

Por fim, vale dizer que contar com o apoio de uma agência especializada em marketing é fundamental para aplicar essas estratégias de endomarketing para ter uma equipe motivada, engajada e alinhada aos objetivos da sua empresa.  

 

Entre em contato conosco para saber mais como podemos ajudá-lo.