Planejamento Estratégico de Marketing para 2022

 

Todo ano, é fundamental que você pare e analise onde sua empresa se localiza no mercado. Assim, é possível se preparar para o próximo ano, determinando ações importantes. Para isso, é necessário parar um tempo e desenvolver um bom planejamento estratégico de marketing com antecedência. Contudo, se você ainda não se preparou, não se preocupe. Apesar de 2022 já estar começando, ainda dá tempo de agir.

 

No post a seguir, confira por que o planejamento estratégico vai ser essencial para o sucesso de sua empresa neste ano. Veja também os pontos principais para criá-lo. Boa leitura!

 

 

Por que preparar um planejamento estratégico de marketing para 2022?

Quem é empresário sabe que todo ano é diferente. Afinal, surgem novas leis,que sua empresa precisa se adaptar, ou novas tendências, que podem ser uma ótima inspiração para uma campanha de marketing bem sucedida. Por essas razões, o plano estratégico de marketing é tão importante.

 

De forma geral, ele é um documento que reúne todas as estratégias que você deverá implementar durante o ano. Assim, ele pode conter tanto ações de posicionamento de marca, quanto gestão de projetos, produtos e serviços específicos.

 

Além disso, ele garante algumas vantagens importantes para você e sua empresa. Confira algumas a seguir!

 

Organização de ações

Nenhuma campanha de marketing é feita da noite para o dia, portanto, com a realização de um planejamento prévio, todas as ações podem ser corretamente organizadas, a fim de que sejam feitas com sucesso.

 

Melhora na tomada de decisões

Quando você tem um plano de marketing pode saber exatamente quanto, como e quando realizar determinadas ações. Assim, além de não perder recursos, é possível tomar melhores decisões.

 

 

Estabelecimento de metas

Se todo ano você tem a chance de expandir sua empresa, contratar funcionários ou iniciar sua atuação em novos mercados, as metas não podem ser as mesmas do ano que passou. Assim, com um bom planejamento, você pode olhar mais de perto quais são os novos patamares que deseja alcançar e estabelecer como fazer isso.

 

Redução de erros

Ações de marketing dependem de vários fatores. Por isso, um bom planejamento vai guiar as pessoas, a fim de alcançarem o mesmo objetivo. Dessa forma, todos mantêm a sintonia, o que ajuda a diminuir erros e ter prejuízos.

 

Como criar o planejamento estratégico de marketing ideal?

Agora que você sabe por que deve criar um planejamento estratégico de marketing para 2022, confira como fazer isso com algumas dicas simples.

 

Analise sua empresa

Para saber o que fazer, você precisa observar onde sua empresa se encontra no mercado e como
fazê-la prosperar. Para isso, é fundamental ser imparcial e usar técnicas para determinar a realidade do seu empreendimento. Uma delas é a análise SWOT, que mede:

 

• forças;
• fraquezas;
• oportunidades;
• ameaças.

 

Reflita sobre o mercado

Como está o mercado em que você atua? Ele cresceu ou foi prejudicado no ano que passou? O que os especialistas na área esperam para o ano seguinte? Tudo isso deve ser levantado para criar um cenário real, que você possa usar como base.

 

Observe a concorrência

Seus concorrentes podem ter grande influência na forma como você vai atuar daqui para frente. Por isso, é importante sempre acompanhá-los. Nesse caso, isso não significa copiar tudo o que fazem, mas ter atenção ao que realizam para fazer de forma diferente.

 

 

Crie personas

Se você não tem, está mais do que na hora de criar personas. Afinal, elas ajudam você a entender o seu público ideal e quais são os comportamentos esperados dele. Mas se você já as tem, precisa prestar atenção a novos comportamentos que elas tomaram e vão ser importantes para o próximo ano.

 

Determine ações e acompanhe

Com sua equipe, chega a hora de definir quais ações de marketing serão realizadas. Nesse sentido, você não deve só criar campanhas na internet e deixar rolando. Pelo contrário, para cada ação que realizar, devem ser feitas análises de resultados, mediante a avaliação de indicadores.

 

Agora que você já sabe a importância do planejamento estratégico de marketing e algumas dicas para realizá-lo, pode iniciar o seu Plano de Marketing para 2022. Assim, será possível começar o ano preparado e, conforme ele passa, ir adaptando o documento para novas necessidades.

 

Gostou do post? Siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram para acompanhar mais conteúdos que vão ajudar a sua empresa!