O que é endomarketing? Como usar essa estratégia

o que é endomarketing

 

Colaboradores satisfeitos e o consequente aumento da produtividade nas empresas é um assunto cada vez mais alta e um dos motivos do porquê você precisa saber o que é endomarketing.

O endomarketing é uma forma eficaz de atuação que une estratégias de marketing com o desenvolvimento e a capacitação de pessoas com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço ou produto, reduzir o turnover (indicador que mensura a rotatividade de funcionários), reter e atrair profissionais qualificados para a organização.

A estratégia de endomarketing é tão importante para o sucesso da empresa que estudos apontam que colaboradores satisfeitos podem melhorar a sua eficiência em 30% e a qualidade dos serviços prestados em 20%.

Diante disso, e sabendo que o marketing deve começar de dentro para fora, preparamos este artigo para você saber o que é endomarketing, seus benefícios, quais ações podem ser adotadas para colocá-lo em prática e muito mais. Acompanhe!

O que é endomarketing?

 

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltado para os funcionários de uma empresa.

Com as ações adotadas pelo endomarketing, é possível melhorar a imagem da empresa e tornar o ambiente de trabalho mais leve e produtivo, e, assim, gerar um sentimento de confiança e motivação entre os colaboradores, fator fundamental para alcançar os resultados desejados.

A importância de investir nessa estratégia está no fato de que, por estarem em constante contato com todos os processos da empresa, os colaboradores acabam se tornando “influenciadores” da marca para outras pessoas.

 

Como funciona o endomarketing dentro das empresas?

 

Diferente do marketing tradicional, que é uma metodologia voltada para o público externo, o endomarketing pode ser um grande desafio para as empresas, já que as técnicas utilizadas devem ser diferentes da primeira.

Para que o endomarketing seja eficiente, é essencial que os setores de Marketing e Recursos Humanos estejam alinhados na busca de estratégias para criar uma comunicação interna efetiva e um ambiente de trabalho com colaboradores mais engajados.

 

Benefícios do endomarketing

 

O endomarketing tem inúmeros benefícios, porém, destacamos oss que consideramos como principais:

Colaboradores mais engajados

Essa estratégia incentiva os colaboradores, já que faz com que se sintam parte de uma empresa que realmente se preocupa com o bem-estar e a qualidade de trabalho de cada funcionário.

Quando o profissional se sente acolhido, naturalmente ele se torna mais engajado e comprometido com as metas da organização.

 

Maior produtividade

Quanto mais motivado e satisfeito com a empresa, mais o colaborador irá se empenhar para entregar o seu melhor trabalho. Outro fator positivo é tendência a tomar atitudes mais proativas para inovar e promover melhorias dentro do ambiente de trabalho.

 

Redução de turnover

Quando as ações de endomarketing conquistam os colaboradores, eles se tornam mais engajados e produtivos.

A consequência disso é a diminuição natural da taxa de turnover, afinal, se a empresa oferece um ambiente agradável e se preocupa com o bem-estar do profissional, dificilmente ele irá deixar a organização.

 

Melhora no clima organizacional

Todos os benefícios já citados contribuem diretamente com a melhora no clima organizacional, permitindo que os fluxos dos processos e das tarefas cotidianas melhorem consideravelmente, impactando positivamente nos resultados da empresa.

 

Qualidade de vida no trabalho

É fato que algumas atividades podem ser estressantes e afetar o bem-estar do profissional. No entanto, quando a empresa realiza ações práticas em prol da saúde de seus colaboradores, o ambiente se torna mais leve e agradável para a equipe inteira.

 

As 15 melhores estratégias de endomarketing para implementar no ambiente corporativo

 

Agora que você entendeu o que é endomarketing, como ele funciona e quais os seus principais benefícios, é hora de colocar em prática essa metodologia.

Confira abaixo 15 ideias de ações que podem aumentar a satisfação de seus colaboradores e beneficiar o seu negócio.

 


  1.     Comunicação interna mais assertiva

O principal fator para melhorar o ambiente de trabalho é a comunicação interna.   É por meio dela que as ações de endomarketing são implementadas junto aos colaboradores.

É fundamental que a empresa melhore os processos de comunicação e transforme o diálogo interno em uma troca de ideias com os colaboradores, permitindo que eles expressem suas opiniões e sugiram melhorias, de modo que se sintam fundamentais e úteis para o desempenho do negócio.

 


  1.     Realize eventos e palestras motivacionais

Eventos e palestras motivacionais são fundamentais para aumentar a motivação dos colaboradores e incentivar o crescimento profissional e pessoal de cada um.

A capacitação profissional e pessoal tem despertado cada vez mais o interesse dos profissionais, por isso, as empresas precisam atender a essa demanda e oferecer suporte para que os colaboradores alcancem seus objetivos.

 


  1.     Integração dos colaboradores

A integração entre as equipes e delas com a empresa é essencial para garantir que cada colaborador se identifique com a empresa, se sintam mais próximos e parte fundamental dos processos.

Por isso, é preciso que a organização invista em happy hours, festas de fim de ano, grupos de estudos, equipes esportivas ou outras iniciativas a fim de aumentar a proximidade e o relacionamento entre seus colaboradores.

 


  1.     Pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação também podem ser aplicadas dentro do ambiente de trabalho. Afinal, assim como os clientes, os colaboradores também podem expressar sua satisfação, ou não, com a empresa, sugerir soluções e, principalmente, fazer chegar ao conhecimento da empresa suas reais necessidades.

A pesquisa de satisfação ainda permite implementar melhorias no ambiente corporativo e impactar de modo positivo a vida de todos os profissionais que prestam serviço para a empresa.

 

 


  1.     Mais benefícios para os colaboradores

Além de benefícios tradicionais como vale transporte, vale alimentação e assistência médica, a empresa pode oferecer outras vantagens para seus colaboradores, como descontos em academias, universidades e farmácias, entre outros.

Outras vantagens que podem ser oferecidas são o home office e a flexibilidade de horário. Inclusive, essas opções fazem com que o profissional sinta que a empresa confie na sua competência e na sua integridade para realizar suas tarefas da melhor forma possível, sem necessariamente ter que cumprir carga horária ou estar presente na empresa.

Os benefícios são fundamentais na motivação da equipe para que aumentem a sua produtividade e contribuam cada vez mais com os resultados da empresa.

 


  1.     Peça indicações aos colaboradores

Como todo gestor já sabe, contratar um profissional qualificado que, ao mesmo tempo, reúna competência, confiabilidade e que esteja alinhado com a cultura da empresa, leva tempo e muito esforço.

Por isso, toda vez que abrir uma nova vaga na empresa, antes de preparar todo um processo de recrutamento e seleção, peça referências aos colaboradores, que, muitas vezes, podem conhecer alguém que se encaixe no perfil procurado para o cargo.

Outro ponto a ser levado em conta é que, quando a empresa solicita referência a seus colaboradores, eles se sentem mais  felizes com a confiança depositada neles.

 


  1.     Ofereça plano de carreira

As organizações que oferecem plano de carreira para seus colaboradores costumam passar uma imagem de valorização e, consequentemente, despertam o interesse dos profissionais para trabalhar nelas.

No caso dos colaboradores que já atuam dentro da empresa, eles se sentem mais motivados com a possibilidade de crescimento e a realização profissional e pessoal.

Portanto, antes de abrir externamente uma vaga, ofereça o cargo aos colaboradores mais capacitados e dedicados, seja promovendo diretamente ou realizando uma prova entre os profissionais aptos para assumir a nova função.

 


  1.     Agradecimentos e elogios

O reconhecimento dos colaboradores é tão importante quanto os incentivos financeiros.  Por isso, é importante que a empresa crie o hábito de elogiar e agradecer a seus colaboradores pelos serviços prestados e, principalmente, toda vez que as metas forem atingidas.

 


  1.     Treinamento e capacitação

A estratégia de treinar e capacitar ajuda a melhorar as práticas internas e elevar a satisfação dos colaboradores porque, desse modo, a empresa demonstrará a preocupação no desenvolvimento profissional de toda a equipe.

É interessante que a empresa implemente um programa de treinamento e capacitação anual ou semestral para formar líderes e para que os colaboradores se engajem cada vez mais com o negócio e assumam compromissos com os resultados.

 


  1. Demonstre bons exemplos

Uma outra estratégia que ajuda a melhorar ainda mais o ambiente corporativo é demonstrar para todas as equipes os resultados alcançados por um ou mais colaboradores que superaram as expectativas.

Outros bons exemplos que podem ser divulgados para incentivar os colaboradores:

  •   Resultados acima da média;
  •   Ideias e práticas inovadoras;
  •   Iniciativas próprias;
  •   Soluções criativas.

 


  1. Vídeos institucionais

Uma das formas de mídia que mais chamam a atenção na atualidade são os vídeos.  Por isso, use esse meio de comunicação a favor da empresa fazendo uma apresentação profissional do negócio, utilizando imagens internas, como de funcionários trabalhando, por exemplo.

O vídeo institucional é uma excelente ferramenta para demonstrar a importância da empresa para a comunidade, além de divulgar as responsabilidade sociais e ambientais que tem como causa e as tecnologias utilizadas para tornar os processos internos e externos mais confiáveis, entre outros fatores que considerar mais importantes.

 


  1. Pratique relações públicas

Uma das ferramentas mais importantes para uma boa estratégia de endomarketing é a relações públicas. É importante que a empresa esteja sempre em contato não somente com clientes e fornecedores, mas também com a comunidade, imprensa e governo a fim de conhecer as principais reclamações e sugestões para contribuir com o desenvolvimento da economia local.

Para realizar essa tarefa, é necessário escolher os canais de comunicação para captar as informações necessárias e, desse modo, melhorar a imagem da empresa diante dos colaboradores e sociedade.

 


  1. Ofereça acesso à educação

Ofereça cursos profissionalizantes e palestras a comunidade local. Além de oferecer um caminho para que as pessoas consigam um emprego ou criem uma fonte de renda, a empresa também terá a oportunidade de qualificar um profissional que, futuramente, poderá ser seu colaborador.

 


  1. Participe de workshops e feiras

A participação em workshops e feiras do setor são fundamentais para as empresas que estão em processo de construção de uma imagem forte e de valor no mercado.

Assim, aproveite essas oportunidades para montar um stand e apresentar seus serviços ou produtos, os valores e missão da empresa, por exemplo.

Também é interessante escolher um profissional da empresa para dar uma palestra sobre algum tema que seja relevante para o setor. Esse tipo de ação costuma despertar um alto nível de respeito entre os profissionais da área e consumidores da marca.

 


  1. Organize eventos exclusivos

Uma boa ideia é organizar, anualmente, um evento exclusivo para os melhores clientes com o objetivo de integrá-los com os profissionais da empresa.  

Essa também é uma excelente oportunidade para a empresa realizar o endomarketing e demonstrar seus valores, passando a imagem de profissionalismo e responsabilidade social.

Outra dica é, durante o evento, premiar os melhores colaboradores e clientes do ano. Também é interessante promover cursos rápidos e palestras para capacitação profissional tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

 

Como implementar um plano de endomarketing na sua empresa

O primeiro passo antes de implementar essa estratégia é lembrar que o endomarketing trabalha com o público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores e na percepção deles a respeito do ambiente de trabalho.

Separamos algumas dicas para facilitar a elaboração de um plano de endomarketing para a sua empresa:

 

Corresponda às expectativas de seus colaboradores

A confiança é peça fundamental para o endomarketing, já que essa metodologia é baseada no relacionamento entre uma empresa e seus colaboradores.

Como em qualquer relação, a confiança é o principal elemento para a garantia de sucesso. Portanto, a empresa jamais deve prometer algo que não poderá cumprir.

Seja claro em tudo o que envolva recompensas e bônus, por exemplo. Não crie grandes expectativas se os prêmios não estiverem a altura do anunciado.

 

Conheça seus colaboradores

Outro ponto que precisa ser considerado antes mesmo da elaboração do plano de endomarketing, é saber exatamente quem são os funcionários da empresa.

Faça um levantamento da quantidade exata de profissionais que trabalham na organização. Procure saber as características profissionais de cada um, bem como os atributos individuais que podem ajudar a compreender melhor o seu público-alvo e tornar a análise mais completa.

 

Analise a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta adotadas por uma empresa.

Por isso, é de suma importância que os colaboradores sejam envolvidos nesses conceitos e que as estratégias de endomarketing sejam voltadas para incentivar o respeito a essa cultura.

Avaliar a percepção dos colaboradores em relação à cultura organizacional permite que a empresa identifique quais pontos precisam ser melhorados para tornar o ambiente corporativo mais agradável.

A avaliação da cultura da empresa também ajudar a analisar e entender como estão as dinâmicas corporativas e no que podem ser melhoradas, como a relação entre profissionais e a colaboração entre equipes, por exemplo.

Vale ressaltar que o marketing interno também serve para manter os colaboradores integrados a cultura organizacional, inclusive contribuindo para que se identifiquem com os propósitos da empresa.

 

Saiba o que os funcionários esperam da organização

Já que as estratégias de endomarketing são voltadas ao público interno, é natural permitir que os próprios colaboradores digam o que os motivam e os mantém engajados ao negócio. Pergunte. Escute. Converse. Saiba interpretar o que for dito nas entrelinhas.

Com uma simples troca de ideias, você pode descobrir que as motivações da equipe são bem simples de serem atendidas e, assim, obter sucesso no seu marketing interno.

 

Defina metas e objetivos

Saber qual é o objetivo do plano de endomarketing é outra peça-chave para obter sucesso na implementação dessa metodologia na sua empresa.

Após as primeiras avaliações, com certeza você já terá uma ideia de quais os principais problemas que precisam ser resolvidos a fim de melhorar o engajamento de seus colaboradores.

É importante dizer que as metas devem ser definidas juntamente com os objetivos, pois ambos devem ser planejados e mensurados a fim de verificar se as ações planejadas obtiveram o sucesso esperado.

 

Coloque em prática

Depois de levantar e analisar todas as informações necessárias, é hora de colocar o planejamento estratégico de endomarketing em prática.

Nessa etapa, é preciso escolher quais canais de comunicação serão utilizados, a melhor forma de se comunicar com os colaboradores e como serão realizadas cada etapa da ação de endomarketing.

Esse também é o momento de avaliar e testar o que funciona melhor para a empresa e seus colaboradores.

 

Mensure os resultados

Assim como em qualquer estratégia, os resultados das ações de endomarketing também devem ser mensurados. Somente assim será possível para a empresa saber se está acertando em suas escolhas e garantindo a satisfação de seus colaboradores.

A mensuração também dá a oportunidade de mudar o que está dando errado e evitar qualquer prejuízo.  Portanto, é fundamental aderir aos indicadores de desempenho na rotina organizacional.

Os principais fatores que devem ser mensurados estão relacionados ao nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima, a

taxa de absenteísmo, o nível de produtividade e oretorno sobre investimento (ROI).

 

4 cases de sucesso de endomarketing para você se inspirar

 

Netflix

Conhecida no mundo todo, essa plataforma de streaming é referência quando o assunto é Endomarketing. Em seu ambiente interno, a empresa desenvolve uma cultura onde os colaboradores são incentivados a terem autonomia para tomar decisões pelo bem da marca.

Os escritórios da Netflix são totalmente personalizados, com referências a suas produções, fotos e mobílias temáticas, fazendo com que seus funcionários vivenciem o que trabalham. 

 

Magazine Luiza

Sucesso de vendas em todo o território brasileiro, o Magazine Luiza adotou uma postura bastante valorizada no mundo corporativo: a descentralização do poder.

A empresa oferece diversos programas participativos, incentivos e treinamentos para os todos os seus colaboradores.

Foi assim que o Magazine Luiza conseguiu se tornar um modelo de referência para muitas outras empresas, independente do ramo de atuação.

 

Natura

A área de marketing da Natura usou vários canais para reforçar a comunicação com seus colaboradores, utilizando ferramentas como e-mail, intranet e um aplicativo específico para os funcionários da empresa.

Boletins diários foram produzidos e distribuídos por esses canais, com notícias, curadoria de conteúdo externo e depoimentos de colaboradores sobre suas experiências dentro da organização.

Recentemente, a Natura realizou uma pesquisa interna sobre trabalho remoto com o objetivo de identificar os principais problemas na rotina do home office.  Inclusive, a empresa forneceu notebook corporativo para todos os profissionais que trabalham nesse formato remoto.

 

Toyota

A Toyota é uma das empresas mais valorizadas no mercado, por trabalhar com foco na integração e criatividade dos colaboradores, investindo bastante tempo para entender as necessidades de seus funcionários, estando sempre aberta a sugestões de ideias e melhorias.

Todo colaborador passa por cinco meses de treinamento, nos quais aprendem os valores e posicionamento que a Toyota trabalha desde o seu surgimento.

Assim, a Toyota oferece todo o conhecimento necessário para que o profissional ganhe autonomia para propor inovações, além de se sentir mais valorizado e satisfeito.

 

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