O que é a realidade virtual

realidade virtual blog

O nível de exigência do consumidor atual, o 5.0, torna o investimento na transformação digital indispensável.

Isso possibilita que a experiência do cliente seja constantemente otimizada.

Uma das maneiras de conseguir isso é com a realidade virtual, você sabe o que é?

Trata-se de uma tecnologia que simula virtualmente para o usuário um ambiente diferente de onde ele se encontra.

A ideia é que haja uma imersão em outra realidade, o que é auxiliado com efeitos sonoros, visuais e em alguns casos, até táteis.

Dessa maneira, é possível ter uma visão mais realista a respeito de algo.

Sentiu interesse no assunto?

É importante ficar por dentro da temática, já que ela é uma das principais tendências para o momento.

Assim, continue a leitura e saiba mais sobre o que é a realidade virtual!

O que é realidade virtual?

O que é realidade virtual?

Conforme mencionado, a realidade virtual consiste em uma simulação digital de uma realidade diferente da vivida no momento.

Por exemplo, para recordar o passado é possível olhar vídeos, imagens e objetivos antigos, certo?

Na realidade virtual, ocorre uma imersão muito mais intensa a esse cenário diferente do atual.

Isso porque um sistema computacional alia os diversos sentidos do usuário para introduzi-lo em outro ambiente, seja ele passado ou futuro.

Para entender melhor, saiba que o usuário conta com um headset e óculos especiais que cobrem as orelhas e os olhos.

Assim, escritórios de arquitetura podem simular a planta de uma casa para o cliente, clubes esportivos transportar o torcedor para dentro de um campeonato esportivo fictício etc.

História da realidade virtual

A ideia de realidade virtual pareceu muito moderna para você?

De fato, ela se popularizou nos últimos anos.

Entretanto, os primeiros usos desse conceito ocorreram ainda em 1938, a partir de um autor francês.

O responsável foi Antonin Artaud, quando falou em seu livro que a ilusão natural dos personagens funcionava como uma realidade virtual.

Além disso, saiba que os óculos estereoscópicos em 3D, comuns em salas de cinema, existem desde 1920.

Ou seja, o interesse pela mudança de realidade, mesmo que de modo fictício, existe há muito tempo.

Assim, a evolução em torno da realidade virtual diz respeito ao surgimento de um termo específico e de tecnologias que construíram dispositivos para tornar essa nova realidade mais tangível.

Realidade virtual hoje em dia

Realidade virtual hoje em dia

Conforme citado, a realidade virtual já é conhecida há um tempo.

Entretanto, a maior popularização começou a partir de 2010, principalmente com o desenvolvimento dos produtos Samsung Gear VR e Oculus Rift.

Eles contribuem para a prática da realidade virtual e são mais voltados para quem gosta de jogos eletrônicos.

Mas, além disso, existem diversas outras funcionalidades da realidade virtual populares atualmente.

Por exemplo, treinamentos de soldados em exércitos, policiais em ação, psicólogos e psiquiatras ao lidar com fobias de pacientes etc.

Todas essas possibilidades permitem a otimização nos serviços dos profissionais e na qualidade de vida dos demais envolvidos.

Como funciona a realidade virtual?

Como funciona a realidade virtual?

Como foi possível notar, a realidade virtual funciona ao simular uma realidade diferente da atual.

Isso ocorre com estímulos visuais, sonoros e táteis.

Em alguns sistemas computacionais, o usuário pode interagir com esses estímulos, para elevar a imersão. Tudo depende das configurações do sistema.

Seja como for, essas experiências são proporcionadas com auxílio de equipamentos tecnológicos.

É o caso do já citado óculos, que limitam a visão externa e prioriza o foco na realidade virtual transmitida.

Isso porque ele é formado por espumas ao redor do nariz e olhos. Esses óculos também contam com dispositivos 3D, que criam projeções em três dimensões.

Outro ponto positivo desse elemento são os recursos head tracking.

Trata-se de um sistema que se adapta a posição do usuário no mapa interno para deslocar as imagens na mesma direção que a cabeça.

E ainda, a realidade virtual conta com fones headset. Eles eliminam ruídos externos e ajudam na imersão.

Ou seja, a realidade virtual difere de vídeos 360 graus e da realidade aumentada.

No primeiro caso, a simulação é gravada em um ambiente real, e não on-line.

No segundo, a imersão diz respeito a um cenário real, como museu de arte ou qualquer ponto turístico, em que é possível simular uma visita, por exemplo.

Por que utilizar a realidade virtual no site?

Por que utilizar a realidade virtual no site?

Ao longo da leitura, você conseguiu reparar nos benefícios da realidade virtual para o usuário.

Afinal, ela contribui para uma visão mais aprofundada a respeito de algo.

Então, quando essa tecnologia é inserida em sites, é possível elevar o engajamento dos visitantes e a atratividade quanto aos produtos e serviços oferecidos.

Para entender melhor, acompanhe os benefícios a seguir:

• proporciona uma experiência do cliente diferenciada;
• eleva o engajamento na página web;
• permite a inserção de gamificação no site;
• permite que encontros e reuniões ocorram virtualmente e com uma maior interatividade dos participantes;
• otimiza as estratégias de marketing da empresa;
• etc.

Percebeu os benefícios envolvidos em utilizar a realidade virtual no site?

Para maior compreensão, é importante ter alguns exemplos em mente.

É o caso de um escritório de arquitetura, especialmente se for contratado apenas remotamente.

Ele pode apresentar os projetos residenciais e comerciais realizados com a realidade virtual.

Outros exemplos são empresas do setor moveleiro que contam com e-commerce.

Elas podem simular com auxílio da realidade virtual como os móveis devem ficar na residência ou na empresa.

Essa maior visualização pode estimular a compra e servir como um diferencial para o seu estabelecimento.

Conseguiu entender o que é a realidade virtual?

Aderir a essa tecnologia pode oferecer diversos benefícios ao seu negócio.

Afinal, ela encanta os usuários, eleva a experiência de uso, ajuda no engajamento e muito mais.

Não é à toa que ela se trata de uma das grandes tendências no momento para as empresas.

O nosso post foi útil para você ficar por dentro do assunto?

Assine a newsletter da Able Digital e certifique-se de receber as próximas atualizações de conteúdos para continuar atualizado na área!