5 estratégias de marketing digital para começar a usar hoje mesmo

5 estratégias de marketing digital

 

As estratégias de marketing digital que a sua empresa desenvolve fazem toda a diferença quando o assunto é melhorar a percepção do público e conquistar clientes.

 

Inclusive, se a empresa ainda não tem uma presença online, pode ser quase impossível conquistar novos negócios.

 

A internet é uma fonte de oportunidades e ganhos que pode ser explorada por meio de iniciativas simples e acessíveis.

 

E para que você fique mais familiarizado com o assunto, confira 5 dicas de estratégias que podem ser um diferencial para a empresa. Confira!

 

1. Marketing de conteúdo

 

Se você achou o nosso blog e gostou dos nossos artigos, você já percebeu o valor dessa estratégia.

 

A criação de conteúdo é uma das táticas mais usadas para atrair tráfego de potenciais clientes e coletar leads que, posteriormente, podem ser convertidos.

 

O marketing de conteúdo consiste em criar postagens no site ou blog da empresa de tópicos que atraiam a atenção de visitantes devido a sua relevância.

 

A escolha dos temas que serão abordados é essencial para a experiência de quem acessa o blog da empresa.

 

O objetivo é construir uma relação de confiança na qual o leitor sente que pode procurar respostas e soluções junto a empresa.

 

Esse é um processo fundamental para construir uma reputação de credibilidade e se tornar uma referência no tema ou na área de atuação.

 

Além dos post tradicionais existem diversos formatos que podem ser utilizados para transmitir informações.

 

Em formato de texto, as postagens mais comuns são artigos, porém é possível elaborar materiais ricos como ebooks e infográficos que servem para aprofundar o tema.

 

Vídeos informativos, aulas online e podcasts são exemplos de iniciativas que exploram outros meios de transmitir informações e que enriquecem a experiência do usuário.

 

Outra vantagem da criação de um blog é a possibilidade de coletar endereços de e-mail e criar uma base de dados que será utilizada para estabelecer um canal de comunicação e, futuramente, ser usado para aumentar as vendas.

 

Crie um persona para representar o público

 

2. Crie um persona para representar o público

 

Nós iniciamos este post com o marketing de conteúdo devido a sua facilidade de implantação.

 

A criação de um blog corporativo é um processo acessível e rápido, portanto faz sentido que seja a nossa primeira recomendação.

 

Contudo, para usar essa metodologia e começar a fazer postagens é preciso determinar quem é o alvo dos conteúdos.

 

Essa é a persona, ou seja, uma pessoa fictícia que representa as características do público da empresa.

 

Além de aspectos demográficos (idade, gênero e profissão) também consideramos elementos comportamentais como:

 

– planos e objetivos
– interesses pessoais
– motivação de compra
– dores e problemas a serem solucionados

 

Existe também a buyer persona que, por outro lado, representa o cliente ideal da empresa.

 

Para criar essa figura é preciso considerar as características que são comuns a todos os consumidores.

 

Pode-se dizer que a buyer persona é o resultado de um estudo aprofundado dos detalhes que são usados para criar a personificação do cliente ideal.

 

Tanto a persona quanto a buyer persona podem ser usadas em conjunto para direcionar ações de marketing diferenciadas para cada público.

 

Inclusive, é comum que as empresas construam mais de uma persona para ajudar na segmentação de clientes.

 

E-mail Marketing

 

3. E-mail Marketing

 

Ter acesso aos contatos de potenciais clientes é a chave para aumentar as vendas.

 

Por isso, o seu site ou blog não pode deixar de ter um campo específico para que o visitante possa deixar o e-mail.

 

Geralmente, é um espaço que convida a assinar a newsletter ou se cadastrar para receber informativos.

 

Quando você já faz essa coleta é preciso cumprir com o prometido e disponibilizar esse conteúdo com periodicidade e com informações que agreguem valor para o potencial cliente.

 

As campanhas que usam o e-mail marketing variam desde informativos até a apresentação de produtos e serviços.

 

Mas fique atento! É preciso seguir um fluxo para que essa estratégia dê resultados.

 

O e-mail marketing está muito ligado ao funil de vendas, esse é um conceito que descreve quais são as etapas pelas quais o cliente passa até a decisão de compra.

 

Entender o funcionamento de cada fase e como fazer a transição para a próxima é essencial para a sua estratégia de marketing digital.

 

4. Mídia paga

 

Nós entendemos o valor do crescimento orgânico e de estabelecer uma relação de confiança com potenciais clientes.

 

Contudo, a sua estratégia não estaria completa sem a utilização de publicidade criada para mídia paga.

 

Essa tática consiste em usar anúncios nos mecanismos de pesquisa, assim, a sua empresa ou produto aparece no topo dos resultados da pesquisa.

 

Outra forma de usar esse recurso é pagar para publicar o seu anúncio em outros sites por meio de links patrocinados ou banners em portais de conteúdo.

 

Além de veicular esse tipo de divulgação, as plataformas oferecem esse serviços disponibilizam ferramentas para a análise de indicadores.

 

A ideia é possibilitar a avaliação dos resultados bem como ajudar a traçar um plano para aumentar o volume de visualizações e cliques.

 

SEO – Search Engine Optimization

 

5. SEO – Search Engine Optimization

 

Ao contrário do tópico anterior, esse é um exemplo de mídia orgânica. Quem é especialista nesse tipo de estratégia sabe que conquistar as primeiras posições no Google é o caminho para aumentar o volume de vendas.

 

O termo Search Engine Optimization (SEO) pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.

 

A proposta é implementar ações que melhoram o ranqueamento do site nas páginas de busca.

 

Embora existam outros mecanismos de pesquisa, o foco do marketing digital é o Google e o seu algoritmo.

 

Além de otimizar o tráfego aumentando o número de visitas, a melhoria do ranking é essencial para aumentar as vendas, principalmente no ambiente online.

 

Desenvolver estratégias de marketing digital na empresa demanda tempo e dedicação, mas não deixa que isso interfira com o seu foco.

 

Se você precisa de apoio para dar os primeiros passos, porque não recorrer aos serviços de uma agência de marketing?

 

Assim, você conta com a experiência de especialistas que entendem o mercado e sabem quais passos devem ser seguidos para ajudar o negócio a crescer.

 

Se você ficou interessado e quer começar a criar o seu plano de marketing digital hoje mesmo, leia o nosso post sobre as principais tendências para 2022.