Marketing digital Instagram: 10 dicas importantes e essenciais!

Marketing digital Instagram: 10 dicas importantes e essenciais!
 
O Marketing digital Instagram é nada mais nada menos que um conjunto de ações estratégicas de comunicação utilizadas por empresas para divulgar e vender seus produtos e serviços na internet.
 
É no Instagram que empresas se apropriam da estratégia de criar conteúdos para se aproximar e atrair possíveis clientes.
 
Além disso, essa rede social oferece a possibilidade de crescimento, trazendo, assim, um fortalecimento para sua marca.
 
Curioso para saber mais sobre esse assunto? Deseja aprender como usar essa ferramenta a favor de sua empresa? É só continuar a leitura deste post. Confira!
 

Melhores dicas para desenvolver o marketing digital Instagram

 
Pequenas, médias e grandes empresas já usam o Instagram como uma vitrine virtual para os seus produtos.
 
No entanto, muitas marcas por desconhecer as estratégias eficazes, criam conteúdo amador e acabam afastando seu público.
 
Para desenvolver um perfeito marketing digital Instagram é preciso focar em conteúdos com qualidade que façam sentido para sua audiência para impactar e aumentar o engajamento.
 
Além disso, vale a pena analisar os resultados e métricas para implementar melhorias.
 
O que acha de aprender a desenvolver as estratégias do marketing digital Instagram? É só tomar nota das 10 melhores dicas!
 

1. Usar o Instagram for Business

 
Se você deseja fazer o marketing digital Instagram, vale usar o Instagram for Business, ou seja, o Instagram voltado para negócios.
 
Ele vem com um conjunto de ferramentas que possibilitam a criação de um perfil comercial, insights sobre seguidores, além da divulgação de anúncios para alavancar as vendas.
 
Em outras palavras, criar uma conta comercial no Instagram lhe permite ter acesso aos mais variados recursos da ferramenta como o acompanhamento das métricas de alcance, compartilhamentos, impressões, número de visitantes, cliques e outros.
 

2. Elaborar um calendário de postagem

 
Ter uma frequência de publicação é importante para manter o interesse dos seguidores.
 
Por isso, é preciso elaborar um calendário de postagens, pois esse instrumento facilita o planejamento e o controle dos conteúdos.
 
Para uma melhor organização, vale agendar os post para garantir um fluxo diário.
 
Outra dica importante é aproveitar as datas comemorativas, bem como inserir vários conteúdos especiais no calendário para elaboração de posts atrativos que gerem alto nível de interação entre os seguidores.
 
Criar conteúdos relevantes
 

3. Criar conteúdos relevantes

 
Criação de conteúdos não é apenas textos. As fotos e os vídeos estão inclusos e precisam ter boa qualidade.
 
Esse é o segredo para o Instagram de sua empresa atrair usuários e seguidores para sua marca.
 
Vale lembrar que as postagens devem ser úteis para a persona, além de apresentar soluções para suas dores.
 
Aqui, vale aplicar a regra 80/20. Você já conhece? No marketing digital, ele indica que 80% das postagens devem ser conteúdos gratuitos.
 
Já os 20% devem focar nos benefícios da marca. Portanto, evite postar apenas venda de produtos ou serviços.
 

4. Descobrir um estilo para sua marca

 
Um bom marketing digital no Instagram personaliza sua marca nas comunicações. A dica é criar um estilo próprio que se torne referência para os seguidores.
 
Sendo assim, essa ação fortalece a presença digital da empresa e ainda dá para diferenciá-la dos demais concorrentes.
 
Para um melhor entendimento, vamos tomar por referência o perfil da Nubank no Instagram.
 
Lá, a marca tem o seu feed marcado pelo roxo por ser a cor associada à empresa. Logo, é possível consolidar sua identidade visual.
 
Promover o perfil da empresa
 

5. Promover o perfil da empresa

 
A ideia aqui é divulgar o perfil de sua empresa. O objetivo dessa estratégia é atrair pessoas para sua marca.
 
Mas, como fazer isso? Acompanhe:
 
– se sua empresa tem um site ou blog, é só incluir ícones para o compartilhamento de conteúdos;
– quando elaborar um post, faça um CTA convidando os usuários a seguir o seu perfil no Instagram;
– se criar uma assinatura de e-mail para a equipe de vendas, é bom adicionar um link que direcione para o perfil da empresa no Instagram.
 

6. Criar boa relação com seus seguidores

 
Definir quem é o seu público, esse é um passo importante para quem está desenvolvendo o marketing digital Instagram.
 
O objetivo dessa estratégia é conhecer o comportamento da sua persona, manter uma boa relação, ter insights sobre a criação de conteúdos e, sobretudo, garantir visibilidade para a marca.
 
Quer criar boa relação com seus seguidores? É só aplicar as dicas:
 
– responda às dúvidas e comentários dos usuários;
– curta as publicações dos seus seguidores;
– siga as pessoas que deixaram comentários nas suas postagens;
– quando receber feedback positivo, compartilhe a publicação.

 

7. Apostar nos Reels

 
O Reels tem sua funcionalidade focada na criação de vídeos curtos, ou seja, com uma duração máxima de 30 segundos.
 
Se você quer apostar em uma estratégia de Marketing Viral, essa pode ser uma saída inteligente.
 
Veja o que seus recursos podem lhe oferecer:
 
– gravar e editar conteúdos;
– adicionar efeitos e filtros para deixar os vídeos ainda mais atrativos;
– geram conteúdos mais divertidos, garantido um melhor engajamento;
– criar vídeos interessantes com as hashtags certas dá para sua marca impactar um número maior de usuários.

 

8. Usar as hashtags com moderação

 
As famosas hashtags representam uma forma de categorizar conteúdos. É como se fosse uma palavra-chave que direciona as pessoas até sua publicação.
 
Outro detalhe importante é que essa estratégia torna o seu conteúdo uma referência no mercado e, inclusive, faz com que o público associe à imagem da sua empresa.
 
Outra dica valiosa é criar uma hashtag com o nome da sua empresa. No entanto, essa expressão deve fazer referência aos valores e a cultura organizacional.
 
Usar as hashtags com moderação
 

9. Utilizar os recursos dos Stories

 
Os Stories são peças importantes para a estratégia de marketing digital no Instagram, pois objetiva melhorar a interação entre os usuários, identifica a marca, impacta e gera vendas.
 
Saiba como usar esse recurso:
 
– conteúdos variados nos Stories (enquetes, caixa de perguntas, filtros e figurinhas engraçadas);
– mostrar os bastidores da empresa;
– fazer demonstração de produtos;
– conte histórias para atrair seguidores.

 

10. Fazer anúncios no Instagram

 
A ideia de criar anúncios traz uma série de vantagens para o marketing do seu negócio, pois geram reconhecimento para a marca, engajamento e vendas em escala.
 
Além disso, as postagens passam a ter um maior alcance e, inclusive, atinge o grupo interessado em seus produtos ou serviços.
 
As estratégias do marketing digital Instagram podem transformar o perfil da sua empresa em um verdadeiro sucesso.
 
Falando nisso, a Able Digital é uma agência de marketing digital capaz de desenvolver soluções inovadoras e criativas para acelerar ainda mais os resultados dos seus negócios.
 
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