O que são as landing page? Para que serve uma landing page?

O que são as landing page?
 
Descobrir o que são as landing page é um passo importante para conhecer uma das principais estratégias de marketing digital.
 
Ao fazer isso, você perceberá o quanto elas podem ser úteis para aumentar a conversão e atrair consumidores.
 
Afinal, o objetivo de qualquer negócio, virtual ou presencial, é atrair as pessoas certas.
 
Posteriormente, conseguir mantê-las por perto até se tornarem clientes. Porém, especialmente se você já tentou atuar em qualquer um desses meios, percebeu que isso não é fácil.
 
Isso porque existe alta concorrência e os usuários estão cada vez mais distraídos e exigentes.
 
Diante desse contexto, as landing page surgem como uma alternativa para atingir os objetivos mencionados e driblar os obstáculos surgidos.
 
Quer saber como? Continue conosco e descubra!
 
O que são as landing page?
 

O que são as landing page?

 
Como visto, o primeiro passo é descobrir o que são as landing page. Assim, saiba que a tradução do termo para o português literal é página de destino.
 
Na prática, ele refere-se a páginas de sites focadas em destinar os usuários para uma ação específica. Isso pode ser o download de e-book, planilha ou qualquer outra atividade que atraia o usuário.
 
Isto é, as páginas comuns de site, como o blog não costumam ser focadas em apenas uma ação e nem especificamente na conversão. Essas páginas podem incluir a aba de Sobre, Blog, Contato, Fale conosco etc.
 
Juntamente com isso, existem diversos outros elementos, como menu, texto e demais informações para tornar a experiência do usuário mais completa.
 
Desse modo, elas contam com mais possibilidades de interação que na página de destino. Se por um lado isso é positivo, por outro eleva as chances de distração.
 
Lembra quando falamos que as pessoas atualmente estão cada vez mais distraídas? Pesquisas da Microsoft mostram que a atenção humana é menor que a de um peixe-dourado.
 
Diante de dados como esses, fica claro que pode ser difícil converter os usuários com páginas web comuns.
 
Assim, você consegue atrair visitas nesses espaços, mas elas não tendem a avançar no funil de vendas. Logo, as landing page entram como uma solução.
 
Para entender melhor as características dessa estratégia, saiba que ela normalmente conta com resumos em tópico do que a conversão se trata.
 
Por exemplo, se for o download de um e-book, o resumo fala do que será encontrado no material. E ainda, existe um formulário para preenchimento do nome, e-mail, telefone e algumas 4 ou 5 informações sobre o perfil do usuário.
 
Para que serve uma landing page?
 

Para que serve uma landing page?

 
Como foi possível notar, uma landing page é mais objetiva e direta quanto às suas intenções. Desse modo, ela serve para gerar conversões em torno de alguma estratégia.
 
Assim, quem acessa essa página de destino já sabe do que ela se trata. Afinal o acesso foi motivado para realizar uma ação específica.
 
Outro objetivo da landing page é colher informações do contato para que a empresa continue em contato com ele.
 
E ainda, isso também é útil para conhecer o perfil do usuário e desenvolver materiais mais alinhados com seus desejos e necessidades.
 
De qualquer maneira, saiba que a objetividade exigida pela landing page não é motivo para criar uma exageradamente simples e sucinta.
 
Ainda é possível acrescentar algumas informações resumidas e desenvolver a página de forma intuitiva para não distrair os usuários do foco.
 
Então, em resumo, a página de destino serve para:
 
– divulgar ações específicas da marca;
– promover produtos específicos;
– atrair visitantes;
– distribuir materiais ricos;
– compartilhar promoções e ofertas especiais.

 

Quais são os exemplos de landing page?

 
Conseguiu entender mais sobre os objetivos de uma landing page? Agora é o momento de ficar por dentro de alguns exemplos dela. Assim, você ganha inspiração e consegue visualizar melhor as informações mencionadas.
 

BTG

 
A landing page do BTG é clean e objetiva para facilitar a ação do usuário, que é a abertura da conta no banco. Assim, as informações a serem preenchidas são mais básicas, como nome completo, telefone, e-mail, CPF e senha.
 
A página ainda conta com a opção de receber orientações, dicas e ofertas do BTG por meio dos canais oficiais desse banco.
 
Além disso, também é possível responder se o usuário já possui contato com um Assessor e se sim, preencher seu nome.
 
 

Rock Content

 
A landing page da Rock Content, mais especificamente a voltada para download de materiais ricos, como o e-book, mantém objetividade nos textos e nas cores que destacam alguns elementos.
 
Assim, o título se destaca em negrito, seguido do subtítulo, também em negrito.
 
Mais embaixo, existe um resumo em tópico com menos de 10 palavras do conteúdo encontrado neste material.
 
Em seguida, o usuário preenche o formulário com informações básicas para ganhar o conteúdo em questão.
 
Em troca, o lead fornece alguns dados, como site, segmento e número de funcionários da empresa em que ele trabalha.
 
Juntamente com esse formulário, a Rock Content atua com transparência e diz por qual motivo ela precisa dessas informações, além de mostrar o link para a Política de Privacidade da empresa.
 

Quais são os principais elementos de uma landing page?

 
Esperamos que os exemplos acima tenham auxiliado no seu maior entendimento e visualização dessas páginas.
 
Para maior compreensão, saiba que existem alguns elementos essenciais nessa estratégia. Confira:
 
– Oferta: é preciso gerar valor para quem acessa a página;
– Título: o título deve contar uma mensagem clara;
– CTA: o CTA deve contar mensagens no imperativo para que o visitante realize uma ação;
– Descrição: esse elemento é facultativo, mas se houver, precisa resumir a oferta a ser encontrada pelo usuário;
– conteúdos visuais: conteúdos visuais costumam ser mais claros e atrativos para levar a conversão.
 

 

Conseguiu entender o que são as landing pages?

 
Como visto, elas são páginas de destino que ajudam a estratégia de marketing de conteúdo. Assim, elas podem ampliar possibilidades de venda, atratividade de visitantes, distribuição de materiais ricos para nutrir os usuários etc.
 
Mas para ter resultados positivos, é importante contar com uma agência de marketing.
 
Então, quer saber mais sobre como tornar a landing page mais eficaz?
 
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