O que é copywriting?

Quer uma ferramenta fundamental para os negócios atualmente?

 

Uma estratégia para impulsionar as conversões online, integrando marketing e vendas seria uma boa resposta para essa pergunta.

 

Continue lendo este artigo para entender o que é copywriting e como essa técnica fantástica está revolucionando o mercado digital.

 

Neste artigo você entenderá melhor o que é copywriting, os benefícios de usar essa estratégia, como ele pode impulsionar suas campanhas de marketing digital e quais são os pontos que você deve observar para montar sua copy.

 

Gostou da ideia? Descubra porque as empresas estão cada vez mais apostando no copywriting e como turbinar seus resultados com isso. Boa leitura!

 

O que é copywriting?

 

Para entender o significado dessa expressão, precisamos retornar na segunda metade do século 19.

 

Na época, os jornais contratavam os repórteres e jornalistas para desenvolver as reportagens, mas também precisavam de alguém que redigisse os anúncios escritos nos tablóides.

 

Assim surgiu a profissão do copywriter, que em livre tradução poderia ser anunciado como escritor autoral.

 

O mercado publicitário ganhou bastante visibilidade e atuação desde então, reduzindo ou até mesmo extinguindo este profissional.

 

Entretanto, com a transformação digital e o crescimento do marketing de conteúdo, novamente se fez importante a presença de um profissional que escrevia anúncios. Agora em nova roupagem, mais uma vez surgiu o copywriter.

copyrighting
A diferença da publicidade comum para o copywriting é o objetivo. Nem toda propaganda tem o objetivo de vender — se você já desenvolveu um planejamento estratégico de marketing, provavelmente sabe disso.

 

Acontece que com o mapeamento da jornada do cliente na internet, foi possível entender que além de atrair e nutrir os leads, era preciso ter roteiros mais persuasivos que levavam às vendas: este era desenvolvido pelo profissional de copy, ou copywriter.

 

Quais as vantagens de usar uma estratégia de copywriting?

 

Agora que você já se familiarizou com o conceito de copywriting, é hora de conhecer os principais benefícios que essa estratégia oferece para o seu negócio:

 

• visibilidade – é indiscutível que uma copy bem feita é altamente replicável, por este motivo, você consegue ampliar o alcance da sua marca;

 

• posicionamento da marca – os textos presentes normalmente reforçam o posicionamento e personalidade da marca;

 

• criação de vínculo com o público – o caráter emocional da copy ajuda no relacionamento entre marca e cliente, fortalecendo este vínculo;

 

• diferencial competitivo – mesmo que um concorrente decida usar a estratégia de copywriting, cada texto será único, isso significa que seu negócio se destaca, ajudando a se diferenciar da concorrência;

 

• maior persuasão – todos os elementos da copy aumentam a capacidade de persuasão, fazendo com que o material seja extremamente chamativo;

 

• incentivo a uma ação – ponto importante em toda jornada de compra, a copy foca em levar o usuário a tomar alguma ação. Seja preencher um formulário, baixar um material ou fazer uma compra, a carta de copy chamará a atenção para este ponto;

 

• aumento do ROI de marketing digital – como a estratégia não precisa de investimento em anúncios e tende a impulsionar as conversões, as ações de copywriting contribuem para o aumento do ROI.

Como o copywriting impulsiona o marketing digital da empresa?

Como o copywriting impulsiona o marketing digital da empresa?

 

O marketing digital revolucionou a forma como as empresas se relacionam com seu público.

 

Entretanto, nem sempre o setor de vendas acompanha essa atualização. Como resultado é possível conseguir bons leads, prepará-los para uma possível oferta, mas na hora de apresentar o produto ou serviço, não ter bons resultados.

 

A estratégia de copywriting é uma excelente possibilidade de fortalecer seu marketing de produto, oferecendo estratégias de vendas atualizadas.

 

Com uma boa copy você oferece material de qualidade para o seu público, sem ser inconveniente e ainda mostrando a importância do seu mix para as pessoas que estão realmente interessadas em uma aquisição.

 

Quais são os elementos para fazer uma boa copy?

 

Alguns pontos devem ser pensados antes de desenvolver sua copy. Veja a seguir o que é indispensável neste processo de criação.

 

Técnicas de persuasão

 

Talvez você já tenha ouvido falar em expressões como gatilhos mentais ou suas técnicas como reciprocidade, urgência e prova social.

 

Estes elementos ajudam a copy a ficar mais verdadeira, atrativa e fazer com que o leitor se sinta seguro e perceba que é importante tomar determinada ação imediatamente.

 

Afinal, o risco de adiar a venda é perder o cliente.

 

Storytelling

 

Um meio de envolver seu público, emocioná-lo e ainda dar uma voz muito mais convincente para a copy é o uso do storytelling.

 

Essa estratégia consiste em transformar as informações em uma narrativa envolvente, que conta com os elementos da história — podendo usar personagens reais ou não.

 

Com este elemento, a copy reforça a veracidade dos fatos apresentados.

 

Garantia

 

Outro fator que ajuda a copy a ser uma carta de vendas irrecusável é a garantia.

 

Mesmo que o código de defesa do consumidor já preveja a devolução de qualquer compra em até 7 dias, sem a necessidade de justificativa, a garantia é ainda uma das principais formas de eliminar objeções ligadas à falta de confiança ou indecisão.

 

Oferta irresistível

 

Por fim, é hora de entender que apesar de ser uma carta de vendas, a copy não fala do produto e sim das vantagens que o cliente pode conquistar com a aquisição.

 

Uma oferta não é um preço ou a descrição do produto e sim uma proposta que está mais focada no consumidor, mostrando a ele como é importante a realização da compra.

 

Como montar uma copy de vendas irrecusável?

 

Alguns pontos são importantes ao desenvolver uma copy. O primeiro deles é que o documento deve ser objetivo. Muitas vezes a copy é usada como narração de um áudio ou vídeo de vendas, mesmo assim, a comunicação deve ser clara e direta.

 

Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado entendendo melhor como seu negócio está posicionado e como o público percebe suas soluções.

 

Tom de voz adequado

 

Se você já esteve na praia no auge do verão, provavelmente já presenciou um vendedor de picolé anunciando a presença do seu carrinho na areia escaldante da praia.

 

A forma como ele oferece seu mix de produtos é bem diferente de como uma empresa de plano de saúde se conecta com seus prospects.

 

Alinhe seu tom de voz de acordo com a persona e deixe a comunicação fluir com facilidade.

 

Títulos atrativos

 

O primeiro ponto da copy é a atração. Por este motivo, é fundamental se debruçar em bons títulos.

 

Eles devem ser curtos, claros e chamar a atenção. Use números, listas, fatos intrigantes. Lembre-se de que o título deve cumprir com o texto. Não adianta conseguir muitos interessados se você realmente não for oferecer o que promete.

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Informações relevantes primeiro

 

Uma vez que você já conseguiu atrair seu cliente potencial, é hora de nutri-lo e educá-lo. Apresente as informações no formato de uma pirâmide invertida, ou seja, as mais importantes primeiro.

 

Chamadas matadoras

 

Os CTAs, ou chamadas para ação, são formas de garantir que o leitor faça o que você realmente espera.

 

É para clicar no botão de comprar, compartilhar o vídeo com os amigos ou deixar um comentário? Reforce a importância de o usuário ter a ação esperada e confira os resultados colhidos com sua copy.

 

Depois de ver o que é copywriting você deve ter notado que esse recurso é um excelente aliado com as estratégias de marketing digital.

 

Mesmo depois que sua carta estiver pronta, lembre-se que vale à pena revisar, criar testes A/B mudando alguns pontos da carta como o título e o CTA. Assim, você otimiza seus resultados.

 

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