Endomarketing Híbrido: como engajar o seu time a distância.

Endomarketing

Com a pandemia provocada pela Covid-19, o modo como as empresas realizam seus processos mudou radicalmente.  De uma hora para outra, muitos profissionais se viram obrigados a se adaptar ao home office.

 

Não há dúvidas que o trabalho em casa traz muitas vantagens, mas ao mesmo tempo também traz grandes desafios como o endomarketing híbrido.

 

Nesse novo cenário, como construir um engajamento com distanciamento físico entre os colaboradores e fundamentado em novos padrões quanto ao controle do que é entregue diariamente?

 

Ainda que não seja algo impossível, muitos gestores podem ter dificuldades para engajar o seu time a distância, mas quando bem planejada, essa tarefa pode ter bons resultados.

 

Confira nesse artigo, dez dicas para tornar o endomarketing híbrido mais eficiente!

 

10 dicas para o sucesso do endomarketing híbrido

A adoção de estratégias adequadas pode melhorar o gerenciamento da equipe a distância, inclusive garantindo que todos os colaboradores tenham uma melhor produtividade dentro desses novos paradigmas.

 

Dentro desse contexto, selecionamos nove dicas de ouro para te inspirar na missão de aumentar a performance da sua empresa. Vamos a elas!

 

1. Seja claro com a equipe

Para ter sucesso na gestão de uma equipe, é necessário ter objetivos bem definidos, ou seja, deixar claro para os colaboradores quais são os objetivos e as metas individuais e coletivas a serem alcançadas.

Desse modo, o time todo saberá quais tarefas priorizar e o gestor terá mais facilidade na hora de avaliar o desempenho de cada um.

 

2. Crie uma rotina

A liberdade excessiva pode influenciar negativamente a produtividade da equipe. Para evitar esse problema, defina uma rotina que deve ser seguida por todos.

 

Essa rotina deve demonstrar quais são os resultados esperados pela organização.  Mas atenção! É importante também dar flexibilidade para que os profissionais realizem suas tarefas da melhor forma possível.

 

3. Esteja pronto para imprevistos

Ter e seguir um planejamento é fundamental para a gestão remota de equipes.  É importante também que o gestor seja capaz de resolver problemas prontamente porque convocar os colaboradores toda vez que surgir imprevistos, não é considerado uma boa prática de gestão.

 

Assim como os colaboradores têm uma rotina, o gestor também precisa ter e interrupções frequentes podem prejudicar a produtividade geral.

 

4. Encontros presenciais periódicos

Ainda que o home office esteja funcionando plenamente, é indicado ter encontros presenciais periodicamente. O contato presencial é indispensável para fortalecer o relacionamento entre gestores e colaboradores, além de permitir uma melhor avaliação se tudo está saindo como planejado.

 

Os encontros presenciais também são importantes para aproximar e aumentar a interação entre os próprios profissionais, dar feedbacks e premiar os colaboradores que apresentarem os melhores resultados.

 

5. Defina os meios de comunicação

Os meios utilizados para a comunicação entre os colaboradores da empresa, durante o trabalho remoto, precisam estar muito bem definidos para que não haja falhas de comunicação, erros nas tarefas e até mesmo queda na produtividade.

 

É fundamental que todos saibam como contatar o gestor e também como documentar cada trabalho realizado por meio de ferramentas que facilitem a interação, como e-mail ou uma plataforma de comunicação instantânea, por exemplo.

 

6. Esteja sempre presente

Para comandar uma equipe a distância é preciso estar sempre presente. O time precisa saber que pode contar com um profissional que irá facilitar o seu trabalho, seja determinando ações, seja promovendo o alinhamento de estratégias.

 

7. Controle de ponto

O controle de ponto é necessário para garantir o cumprimento da legislação trabalhista. Além disso, o controle de ponto eletrônico faz parte do escopo de ferramentas que tornam os processos mais simples e seguros, garantindo a assiduidade e dedicação do time e assim gerar resultados satisfatórios.

 

8. Cobre qualidade do time

O gestor deve definir os padrões de qualidade para as entregas das tarefas individuais ou coletivas. É necessário determinar os parâmetros de forma clara, inclusive como deve ser o resultado final. Desse modo, o time passa a trabalhar mais focado,  respeitando os limites de prazo e qualidade previstos.

 

9. Invista em tecnologia

 A tecnologia é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa e não poderia ser diferente no gerenciamento do time.  Existem muitos sistemas que podem ajudar o gestor a alcançar a excelência em performance, principalmente no que se refere ao endomarketing híbrido.

 

A utilização de ferramentas de gestão completas permite o controle sobre cada tarefa do colaborador, o que facilita a mensuração da produtividade do time e a realocação de colaboradores para setores com maiores demandas.

 

Ferramentas úteis para o endomarketing híbrido

A boa comunicação é essencial para a gestão híbrida. A boa notícia é que existem diversas ferramentas no mercado que permitem uma maior interação entre a empresa e seus colaboradores. Veja algumas delas:

 

Skype: realiza chats e chamadas gratuitas de voz e vídeo por meio da internet;

 

Google Hangouts:  plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo associada ao e-mail. Possibilita conversas entre duas pessoas ou em grupo. Também permite a integração de números de telefone e não somente com a conta do Google;

 

WebEx: específico para o ambiente corporativo, este aplicativo pode ser usado para reuniões online, webconferência, bate-papo e compartilhamento de tela;

 

Slack: ótima alternativa para manter o fluxo de trabalho porque integra informações, agiliza as atividades e contribui com a organização de times;

 

WhatsApp: perfeito para uma comunicação rápida e para a solução de pequenas dúvidas e/ou problemas. Permite a troca de textos e áudios, além do envio de arquivos e fazer videochamadas;

 

Messenger: similar ao WhatsApp, essa ferramenta também é indicada para a troca de mensagens instantâneas. O diferencial é não há necessidade de ter o número da pessoa para se comunicar, bastando apenas buscar o perfil no aplicativo, que é vinculado ao Facebook;

 

Studio:  considerado uma plataforma completa, esse software de gestão tem ferramentas que ajudam a acompanhar as atividades em andamento e até mesmo o tempo gasto em cada uma delas, como o gráfico de gantt e timesheet. Essas ferramentas tornam a comunicação mais eficiente e objetiva, além de gerar relatórios para a análise de produtividade e avaliação de desempenho.

 

Em um primeiro momento, o endomarketing híbrido pode parecer algo extremamente complexo. Mas, com um bom planejamento estratégico e tendo em mãos as ferramentas certas, o gestor será capaz de manter o engajamento do time, a organização das tarefas e o aumento da produtividade, assegurando a conquista dos resultados esperados pela empresa.