Em tempos de redes sociais, ainda vale a pena ter um blog em 2021?

Em tempos de predominância de redes sociais, muitos profissionais argumentam que o futuro da internet se resume a Facebook, Instagram e Tik Tok, entre outras redes.  Mas ainda vale muito a pena investir em um blog em 2021 porque ele pode ser decisivo nas vendas e nos investimentos necessários para ter retorno nas campanhas pagas.

 

Quando a web deu poder a qualquer pessoa para publicar seus conteúdos, os blogs se popularizaram e abriram caminho para os primeiros influenciadores digitais.

 

Com o tempo, esse universo invadiu as estratégias de marketing das empresas, que buscavam visibilidade e também fidelizar seus clientes.  O grande problema é que a maioria das produções de conteúdo nos blogs corporativos eram feitas sem qualquer estratégia e, consequentemente, não trouxeram resultados efetivos para as empresas.

 

No entanto, as empresas que criaram publicações relevantes conseguiram atrair visitantes da busca orgânica do Google, construindo, desse movo, sua autoridade e alcançar seus objetivos de marketing e venda.

 

Com o surgimento das redes sociais, os famosos influencers dos blogs migraram para plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e, mais recentemente, Tik Tok.  Do lado corporativo, as empresas também encontraram seu público nas novas plataformas e várias deixaram os blogs de lado.

 

Porém, um canal não exclui o outro. Enquanto as redes sociais são excelentes para relacionamento, o blog é muito eficiente para gerar tráfego, autoridade e melhorar a posição no Google para atrair mais visitantes.

 

Mas, se ainda tem dúvidas e acredita que ter Facebook e Tik Tok já bastam, esse artigo é para você! Continue a leitura e entenda a importância do blog para as estratégias de marketing digital.

 

O que é um blog?

 

Um blog é um site ou parte de um site que contém conteúdo frequentemente atualizado sobre um ou variados temas. O termo é uma contração para “web log”, que por sua vez significa o registro de informações em um site.

 

O blog é como se fosse o espaço físico. Nele, você pode fazer o layout que quiser, definindo elementos visuais que tenham ligação com a sua marca.

 

O conteúdo de um blog é escrito no formato de artigos em páginas individuais chamados de blog posts. O artigo que você está lendo é um exemplo.

 

Na página inicial de um blog, você irá encontrar uma relação das postagens já realizadas, em ordem cronológica da mais recente para a mais antiga.

 

É a combinação impecável entre layout e conteúdo relevante que irá reter e atrair novos visitantes.

 

Qual a diferença entre site e blog?

 

Quando os blogs surgiram, há alguns anos, os conceitos eram bem definidos.  Enquanto o site era uma página institucional e estática, o blog funcionava mais como uma plataforma de publicação de conteúdo em ordem cronológica.

 

Com o passar do tempo, os blogs ganharam recursos de sites, que, por sua vez, ganharam recursos de blogs e hoje apenas alguns detalhes separam essas duas ferramentas.

 

Para uma empresa é muito importante ter um site, que cumpra um papel mais institucional e, dentro dele, é importante ter um blog, que é mais dinâmico.

 

Em suma, site e blog se complementam para a estratégia de marketing da empresa.

 

Tamanho da concorrência de um blog em 2021

 

De acordo com uma pesquisa publicada pelo site GrowthBadger, no mundo existem mais de 600 milhões de blogs em mais de 1,7 bilhões de sites. Mais de 2,5 bilhões de posts são publicados em blogs todos os anos, o que dá algo em torno de 4800 novos posts por minuto.

 

Ainda segundo o estudo, 85% das empresas B2C (business-to-consumer) e 91% das empresas B2B (business-to-business) usam blogs nas suas estratégias de conteúdo e marketing digital.

 

Já a  7° Pesquisa Anual sobre Blogs, desenvolvida pela Orbit Media, mostra que desse universo todo de publicações, 10% dos blogs acabam ficando com a maior parte do tráfego de um determinado tema. Para a Orbit Media, esses blogs obtêm melhores resultados porque fazem as coisas de maneira diferente, entre elas: 

 

  • Seus posts têm mais de 2000 palavras;
  • Cada post tem mais que 7 imagens;
  • Cada post tem, em média, 7 variações do título para compartilhamento em diferentes plataformas e momentos;
  • Contam com a colaboração de editores e outros criadores.

 

Além dos 10% melhores, a pesquisa também observou o que os 5% melhores blogs fazem de diferente e identificaram que eles:

 

  • Investem mais de 6 horas escrevendo cada post;
  • Adicionam vídeo ao conteúdo;
  • Publicam mais de uma vez por semana.

 

Benefícios que um blog oferece para a estratégia de marketing digital de sua empresa

 

Os dados apresentados acima demonstram que existe um espaço para blogs a ser explorado pelas empresas no mercado brasileiro e com inúmeras vantagens! Confira as principais:

 

Cria um elo com o público-alvo

 

O blog permite que a empresa crie uma conexão com seu público-alvo por meio de conteúdos relevantes, que agreguem conhecimento e valor, além de solucionar as dores da persona.

 

O conteúdo postado deve ser elaborado com um planejamento estratégico com foco em educar o público a respeito da importância do produto ou serviço, construindo uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor.

 

Estabelecer a autoridade da marca

 

Ao publicar conteúdos que tratam de temas de sua área de atuação, a empresa demonstra que entende dos assuntos relativos ao seu mercado, gerando autoridade e credibilidade para o seu negócio e, consequentemente, aumentando as vendas.

 

Um bom conteúdo ajuda a empresa a ganhar posições no Google

 

Quando o conteúdo tem qualidade e reconhecimento, aumenta as chances da marca aparecer nos resultados da busca orgânica do Google.  Quanto mais publicações relevantes e recorrentes, mais páginas o Google pode indexar e exibir nas buscas dos usuários.

 

Vale ressaltar que, para posicionar as publicações do blog no Google, também é necessário otimizar as páginas com técnicas SEO (Search Engine Optimization) para que elas sejam facilmente encontradas e posicionados nos primeiros lugares do ranking do buscador.

 

Ganhar tráfego e conversão

 

Quando as páginas do blog estão posicionadas nos melhores lugares do Google, a empresa ganha o tráfego de milhares de usuários do buscador.  Como esse tráfego é orgânico, a empresa não paga nada para atrair esses visitantes.

 

Se o blog tem um conteúdo bem planejado e elaborado,  as visitas podem se transformar  em conversões, que podem originar, por exemplo, vendas e leads.

 

Aumentar as vendas

 

A credibilidade que a empresa conquista por meio dos conteúdos do blog ajuda a educar, informar e trazer o seu público para dentro do funil de vendas, fazendo com que os leads já cheguem mais informados e prontos para fechar compra, facilitando o trabalho da equipe de vendedores e otimizando o processo de vendas.

 

Ter um canal exclusivo e personalizado

 

Os perfis que as empresas possuem nas redes sociais precisam seguir as políticas de cada plataforma e são submetidos aos algoritmos que limitam o seu alcance orgânico.

 

Isso já não acontece com o blog, um canal próprio da empresa no qual é possível montar o layout como desejar e com total liberdade para a publicação de conteúdo, no formato que desejar.

 

Conclusão

 

Agora que você se convenceu que ainda vale a pena criar um blog em 2021 e já percebeu que está perdendo milhares de visitantes e oportunidades de negócio, coloque agora o blog nos seus planos de marketing para aproveitar todas as vantagens que esse canal traz.

 

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