Design estratégico: saiba como aplicar em seu negócio

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Já era o tempo em que se pensava no design apenas como um recurso estético.

Todas as mudanças já trazidas pela transformação digital foram suficientes para nos mostrar que a experiência do usuário com a marca durante a jornada de compra faz toda a diferença.

É aí que entra o design estratégico.

Esse termo se refere ao esforço empregado na criação de um produto, serviço ou marca com o foco na experiência que o usuário terá durante a sua interação com o negócio.

Tudo é pensado a partir das necessidades, desejos e anseios do cliente, sempre conduzindo da maneira mais intuitiva possível à solução completa que ele procura.

Sem manual de instruções.

Só de compreender o conceito do design estratégico já dar para ter uma noção dos benefícios que ele traz para sua empresa e, principalmente, para seus clientes, certo?

Sendo assim, neste post, detalharemos as suas vantagens e ensinaremos como aplicá-lo no seu negócio.

Então, continua conosco!

Quais são os benefícios do Design Estratégico?

Quais são os benefícios do Design Estratégico?

Mais que simplesmente a escolha das cores, formas e tipografia que formarão a identidade visual da marca, o design deve fazer parte do planejamento estratégico de marketing, uma vez que ele está diretamente ligado aos benefícios que veremos nos tópicos a seguir.

Diferenciação da marca

A experiência positiva do cliente com uma empresa é parte do que torna sua marca diferenciada no mercado.

Isso se percebe em itens que vão desde a praticidade da embalagem de produtos, a funcionalidade no visual da marca e objetividade da sinalização em estabelecimentos físicos, até a facilidade de navegação no site da empresa.

Essa diferenciação está nos detalhes, pensados por meio do design estratégico para oferecer a melhor interação entre cliente e marca.

Integração entre equipes

Integração entre equipes

Já ficou claro que o design estratégico tem um objetivo que deverá ser comum a todas as equipes de uma empresa: a melhor experiência do cliente. Sendo assim, elas trabalharão muito mais unidas e integradas na busca por alcançar isso, uma vez que o papel de cada um se torna muito mais compreensível.

Proximidade do cliente

Em plena era do marketing digital é muito mais fácil entender o que o cliente pensa e quer, por exemplo, por meio de pesquisa de mercado que podem ser aplicadas tanto no ambiente digital como no físico.

Esse tipo de iniciativa permite um contato mais próximo com o cliente deixando claro que a empresa se preocupa com o que pensa, deseja e sente.

Desse modo, ele se sentirá muito mais valorizado, aumentando, de modo incalculável, o potencial de fidelização de clientes.

Inovação constante

Inovação constante

Outra vantagem do design estratégico é a eterna busca por maneiras de surpreender o cliente por meio de experiências únicas, que nunca tenham sido oferecidas por nenhuma outra empresa.

O nome disso é inovação.

Otimização na gestão

Como já citamos, o design estratégico tem como missão fazer com que cada detalhe da experiência do cliente seja muito pensado e planejado.

A consequência natural disso é maior clareza nos processos envolvidos nessa interação do cliente com a marca, produto ou serviço, o que facilita muito a gestão.

Como aplicar o design estratégico em um negócio?

Você já entendeu a importância do design estratégico e as vantagens que ele traz, agora deve estar se perguntando como aplicá-lo.

E sobre isso que falaremos nos próximos tópicos. Continue lendo e descubra cada passo!

Estude sua persona

Estude sua persona

Como em qualquer processo ligado ao marketing ou ao design thinking, o primeiro passo é saber exatamente com quem estamos lidando.

Por isso, é muito importante que seja feito um estudo detalhado da persona, o que inclui seus hábitos, costumes, problemas do dia a dia e, até mesmo, desejos e sonhos.

Desse estudo será possível entender qual problema o seu produto ou serviço terá que resolver.

Faça teste e prototipagem

Um dos principais recursos do marketing de produto é o teste e a prototipagem. Uma vez que se desenhou uma solução para o problema da persona, é preciso entender como será a interação dela com o produto ou serviço e, desse modo, corrigir as possíveis falhas e implementar as melhorias descobertas nessa etapa.

Busque feedbacks qualitativos

Mesmo após a etapa de teste e prototipagem é fundamental que se continue colhendo feedback dos usuários e clientes da marca.

É por meio deles que ser torna possível criar cada vez mais melhorias na solução oferecida.

Alinhe o mindset da equipe

Lembra que falamos sobre equipes mais integradas? É aqui que essa mágica acontece.

Para que haja essa integração é preciso que todas as equipes tenham objetivos comuns e se manterem alinhados a eles.

Priorize a experiência do cliente

Priorize a experiência do cliente

Sabe o objetivo que acabamos de falar? Trata-se da experiência do cliente.

É ela que deve ser priorizada por todas as equipes envolvidas.

Recursos como UX e UI devem ser utilizados em larga escala, sempre com base nos dados coletados nas pesquisas qualitativas que citamos.

Todos os esforços das equipes envolvidas na relação com o cliente, como as de marketing, vendas e produto devem estar alinhados para que seja oferecida uma experiência única ao cliente desde o seu primeiro contato com a marca até o fim do ciclo de vida útil do produto ou serviço e sua possível recompra ou recontratação.

Levando em conta e, até mesmo, priorizando o design estratégico, tanto a aquisição de novos clientes como a fidelização dos antigos estará garantida.

A consequência disso, é claro, é o crescimento constante da empresa e de sua lucratividade.

Ao longo deste post você pôde entender a importância do design estratégico para o crescimento de um negócio, já que ele é fundamental para garantir a melhor experiência do cliente, tanto no que diz respeito a interação dele com a marca e com a jornada de compra, quanto no que concerne a utilização do produto ou serviço.

Agora que você já sabe o que é o design estratégico e quais benefícios ele proporciona para a sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo e entenda como podemos ajudar sua empresa a crescer!