Design Estratégico: sua empresa precisa dessa inovação

 

Foi-se o tempo no qual o design era visto apenas como uma arte gráfica ou como um complemento “bonitinho” de uma página ou ação de empresa.  As inovações tecnológicas e a transformação digital trouxeram grandes mudanças no mercado, e uma delas foi o surgimento do design estratégico.

 

O que poucos sabem é que esse conceito é muito mais que um simples complemento estético, mas sim uma das peças-chave para a gestão estratégica de qualquer empresa.

 

De acordo com um estudo publicado em 2014 pela Harvard Business Review, as empresas que adotaram o design como parte de seu planejamento estratégico, tiveram um desempenho bastante expressivo em relação àquelas que não tinham o design como parte fundamental de suas estratégias.

 

O estudo analisou empresas como Coca-Cola, Apple, Nike e Starbucks, entre outras, e que utilizam o design estratégico como parte de sua estratégia corporativa, tendo suas ações valorizadas no mercado com um desempenho de cerca 228% maior do que os negócios que não adotaram esse conceito de design.

 

Quer se aprofundar mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra mais sobre o que é o design estratégico, como ele funciona, suas principais vantagens e como implementá-lo na sua empresa.

 

O que é design estratégico?

 

O design estratégico está relacionado a criação de uma marca, produto ou serviço pensado totalmente na experiência do consumidor, a fim de oferecer soluções mais completas para os seus problemas.

 

Ele faz uso de metodologias e ferramentas do design tradicional para atender os objetivos e metas do negócio, por meio de análises de tendências e dados internos e externos. Desse modo, as tomadas de decisões são baseadas em fatos e números, não em intuição e estética.

 

 

É importante dizer que o design estratégico é um método eficaz para interligar gerenciamento, inovação, pesquisa e design, redefinindo a forma como os problemas serão tratados e identificando as ações que oferecem soluções mais eficientes.

 

Como funciona o design estratégico?

 

A base desse conceito é a coleta de dados externos e internos da empresa, como mercado e consumidores.

 

Para a sua realização, o design estratégico toma como base a coleta de informações relacionadas a consumidores e mercado, dentro e fora da organização.

 

As aplicações dessa estratégia são bastante variadas, podendo ser aplicado em questões como:

 

  •   Definição da visão empresarial;
  •   Definição do modelo de negócio;
  •   Identificação de novas oportunidades de negócios;
  •   Auxiliar na tomada de decisão;
  •   Estratégias de políticas, produtos ou serviços.

 

 

É preciso ressaltar que, para dar partida em um planejamento de design estratégico, primeiro é necessário entender o contexto em que a empresa está inserida, como mercado, clientes, parceiros e tendências comportamentais, por exemplo. 

 

Para obter essas informações é preciso utilizar métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, de preferência com etnografia e sua aplicação no design.

 

Benefícios do design estratégico

 

Se você está pensando em implementar o design estratégico na sua empresa, confira agora os principais benefícios que ele pode trazer para o seu empreendimento!

 

Estímulo à inovação

 

O design estratégico incentiva a inovação dentro das empresas, isso porque ele cria soluções mais criativas e que proporcionam uma experiência inesquecível ao cliente.

 

Os feedbacks também têm um papel fundamental porque, por meio deles, é possível encontrar novas maneiras de realizar ações diferentes e, sobretudo, criativas.

 

Diferenciação

 

Em um mercado extremamente competitivo, é fundamental buscar formas de destacar a sua marca. O design pode ser uma das soluções mais eficientes para conquistar esse destaque.

 

Por exemplo, ao proporcionar uma experiência única de branding, é possível gerar um maior valor agregado para a empresa e assim criar uma vantagem competitiva.

 

Colaboração entre as equipes

 

Outro benefício ao adotar o design estratégico é o incentivo para que as equipes trabalhem juntas para encontrarem soluções inovadoras, em prol de um mesmo objetivo.

 

Gestão otimizada

 

Quando o design estratégico é aplicado, toda a gestão da empresa é otimizada, já que o mindset muda o foco e se concentra em  buscar soluções e inovações mais criativas, tendo como meta a  entrega de uma experiência mais satisfatória.

 

De uma maneira geral, toda a gestão da sua empresa é otimizada. Afinal, o mindset muda em direção a uma busca constante por inovações e soluções mais criativas para conseguir entregar uma experiência mais satisfatória.

 

Uma maior integração nos processos, gera mais valor e, assim, a empresa consegue reduzir custos e aumentar o retorno sobre os investimentos.

 

Relacionamento mais próximo

 

Por fim, um benefício que é consequência direta de todos os anteriores é a melhora no relacionamento entre empresa e consumidor.  A relação se torna muito mais saudável e próxima.

 

A busca constante por formas de melhorar a experiência do cliente, faz com que ele se sinta mais valorizado e a fidelização desse usuário será certa.

 

O que fazer para implementar o design estratégico?

 

 

Bom, agora que já sabemos da importância do design estratégico para o sucesso da empresa, vamos saber o que é preciso ser feito para aplicá-lo.  Confira abaixo:

 

Entenda a sua persona

 

Entenda quais são as principais dores e necessidades do seu cliente para construir e transmitir a mensagem ideal.  E não se esqueça:  essa construção deve ter como principal pilar o design estratégico.

 

Crie protótipos e testes

 

É importante criar experimentações para testar ideias.  Afinal, todo processo criativo é longo e são precisos testes para saber se a ideia é aplicável, se tem potencial para dar certo e chegar a um resultado satisfatório.

 

Essas experimentações ainda permitem que outras pessoas provem desse recurso e, assim, sejam capazes de dar uma  avaliação precisa da aplicabilidade ou não da ideia. 

 

Obtenha feedbacks qualitativos

 

 

Feedbacks qualitativos permitem que a empresa saiba exatamente quais mudanças são necessárias para que seus produtos e serviços possam garantir uma experiência mais satisfatória.

 

Uma boa forma de realizar essa tarefa é convidar regularmente os clientes da empresa para que eles possam testar os produtos ou serviços e deixar suas impressões, que podem se tornar insights valiosos para a concepção do produto.

 

Vale ressaltar que o mais importante não é a quantidade desses feedbacks, mas sim sua qualidade. Aqui, o principal objetivo  é obter respostas construtivas para que a empresa possa melhorar um produto, serviço e até mesmo um processo interno.

 

Aproximar-se do cliente e fazer com que ele participe do processo criativo pode aumentar bastante as chances de sucesso da estratégia.

 

 Modifique o mindset da empresa

 

Toda a estrutura corporativa está sintonizada em um mesmo mindset, que é ofertar uma experiência exclusiva, única, e satisfatória para o consumidor.

 

Em outras palavras, o design estratégico transforma a cultura organizacional, tornando-a mais estabelecida e forte. E isso acontece porque ele faz com que todos os colaboradores, e não apenas os designers, participem do processo criativo, pensando em  estratégias, ações e soluções para alcançarem  o resultado final do produto ou serviço.

  

Tenha um pensamento lateral

 

Ter um “pensamento lateral” significa ter uma maneira alternativa de pensar. Na prática, significa evitar o raciocínio linear e buscar por soluções criativas, originais e capazes de resolverem qualquer problema.

 

Se você deseja implementar o design estratégico na sua empresa, precisa ir além do “fazer mais do mesmo” e pensar “fora da caixa”.

 

Portanto, o design estratégico é essencial para que a empresa se destaque em meio a tantos concorrentes e conquiste ainda mais clientes.

 

Por fim, saiba que com muito planejamento e criatividade é possível fortalecer a imagem da sua marca e criar um relacionamento mais próximo e satisfatório com os consumidores.

 

Agora que você já sabe o que é design estratégico, os seus benefícios e o que fazer para aplicar esse conceito na rotina da sua empresa, é hora de chamar a Able para deixar a sua imagem ainda mais forte!