9 segredos para ter o melhor design de site

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Ter uma presença digital, reforçando o posicionamento da marca em ambientes virtuais é fundamental para negócios dos mais diferentes nichos de mercado.
 
Por este motivo, contar com o design de site é fundamental para garantir o sucesso das estratégias de marketing e vendas para os negócios nos dias atuais.
 
Ao contrário do que parece, o design de site envolve elementos que vão muito além da estética.
 
Siga com a gente e confira os principais pontos que deve considerar, garantindo um design de site que apresente uma excelente experiência do usuário e de interface (UX e UI). Boa leitura!
 

1. Ofereça um design de site responsivo para seu público

 
O primeiro ponto que devemos pensar quando o assunto é design é a funcionalidade.
 
Às vezes as pessoas que não são dessa área podem achar que a finalidade é fazer algo ficar bonito, mas também precisa funcionar.
 
Seria como pensar que o objetivo de uma pesquisa de mercado é apresentar métricas, mas sem responder perguntas ou validar suposições.
 
Assim, a responsividade é fundamental no design de site.
 
Ser responsivo significa que o design se adapta aos mais diferentes formatos de tela.
 
Além de contribuir para uma experiência de qualidade, esse fator também ajuda como uma estratégia de SEO, ajudando suas páginas a aparecer nos resultados de buscadores como o Google com boas posições.
 

2. Garanta páginas leves com ótima velocidade de carregamento

 
Outro fator que também está ligado ao ranqueamento de páginas, quanto mais rápido sua página for carregada, mais chances você tem de manter o usuário no seu site.
 
Talvez você já teve alguma experiência com a internet lenta ou com um site muito pesado, que simplesmente trava quando você tenta acessá-lo.
 
A tendência mais comum é que você desista da página e busque outra opção para encontrar o que procura.
 
Vale lembrar que uma das tendências de marketing digital é atender a uma demanda crescente de pessoas que acessam a internet pelo celular.
 
Assim, quanto mais leve forem as páginas, melhor o design do site e mais surpreendente a experiência de navegação.
 

 

3. Trabalhe a hierarquia da informação no design de site

 
Aqui entramos mais no trabalho de design como a maioria das pessoas podem pensar: na parte visual.
 
Você já viu landing pages cheias de títulos e chamadas?
 
Em algumas situações pode ficar até difícil entender onde está o botão para fazer uma compra.
 
Pense no seu site como qualquer outro meio de comunicação, você precisa decidir como os olhos do usuário caminharão pela tela.
 
Qual é a informação mais importante?
 
Coloque-a no título. Existem informações secundárias?
 
Também devem chamar a atenção, porém menos que o botão da CTA — chamada para ação — e assim por diante.
 
Informações adicionais podem estar presentes sem chamar muito a atenção, porém, se forem realmente importantes.
 

4. Mantenha uma identidade visual nas suas páginas

 
Lembre-se que o seu site representa seu negócio na internet.
 
Mesmo que você tenha perfis nas principais redes sociais como Instagram e Facebook, é fundamental garantir que as pessoas percebam com quem estão falando.
 
A identidade visual ajuda a aumentar a lembrança de marca, além de aumentar a confiança e credibilidade.
 
Estes pontos são fundamentais para qualquer tipo de empresa, mas ainda mais em ramos como o da saúde, das finanças e o jurídico.
 

5. Use imagens de qualidade na construção do site

 
É muito desagradável para o usuário ser bombardeado com uma série de imagens de qualidade ruim ou que simplesmente não agregam valor ao que você deseja transmitir.
 
Por isso, aqui cabe a lei universal do design que acompanha o dito popular de que menos vale mais.
 
Escolha poucas, mas boas imagens e deixe o desenho do site mais limpo e bem resolvido.
 
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6. Prefira a rolagem em vez de cliques no design do site

 
Uma coisa importante para entender no design de site é que assim como as estratégias de marketing digital, ele se atualiza conforme a mudanças no perfil e comportamento do cliente.
 
Se há poucas décadas evitar a rolagem nas páginas era interessante para dar mais dinamismos para a experiência no desktop, atualmente os cliques podem ser um verdadeiro pesadelo para quem acessa o site pelo smartphone.
 
Então, priorize a barra de rolagem.
 

7. Use botões para melhorar a conversão

 
Ao mesmo tempo em que o design do site deve estar alinhado às tendências contemporâneas, isso não significa que você deve ignorar o poder de um botão, apenas usá-lo no momento certo.
 
Sempre que houver uma chamada para ação como preencher um formulário, baixar um material ou comprar, aposte em botões atraentes e bem destacados no design.
 
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8. Alinhe o design de site com sua estratégia de SEO

 
Como você deve ter percebido ao longo do artigo, vários segredos apresentados aqui, também ajudam seu site a se destacar em resultados de busca.
 
O motivo é simples, os algoritmos para o ranqueamento nos mecanismos de busca também buscam uma experiência de qualidade e a resposta mais adequada para seus usuários.
 
Em outras palavras, um design bem resolvido deve se alinhar com as estratégias de SEO.
 
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9. Conte com a parceria de profissionais

 
Como peça chave para o sucesso do seu planejamento estratégico de marketing, o design de site precisa se manter atualizado, atendendo aos novos padrões de comportamento do usuário e conquistando a atenção e simpatia de prospects e clientes.
 
Nem sempre isso é fácil e normalmente o custo-benefício de contar com o apoio de uma agência é muito maior do que tentar se aprofundar em todos os assuntos que garantem o sucesso das suas páginas.
 
Afinal, uma empresa especializada conta com profissionais que se dedicam em diversos pontos, apresentando um conhecimento especializado para oferecer o melhor design de site.
 
Normalmente, este é um serviço oferecido por uma equipe com multicompetências, apresentando resultados eficientes e de alta qualidade.
 
Gostou de conferir os principais pontos para ajustar seu design de site?
 
Como você deve ter percebido, alguns fatores são mais fáceis de otimizar, enquanto outros talvez precisem mesmo da ajuda de um profissional.
 
O mais importante é pensar que todos os aspectos do design são pensados para que o usuário encontre o que busca, otimizando a jornada de compra dos seus clientes e impulsionando as conversões.
 
Se você quer entender melhor sobre design de site e encontrar a solução perfeita para o seu negócio, então, entre em contato conosco e consiga os melhores insights!