Texto para anúncios. Como fazer copy para anúncios?

copy para anuncios
 

Um copy para anúncio quando bem feito pode ajudar o leitor na decisão de compra.

 

Você sabia? Isso acontece porque as expressões, os gatilhos e as maneiras de escrever tendem a criar conexão com o público-alvo.

 

Isso ocorre quando ele sente afinidade pelo que foi escrito, percebe os benefícios mencionados ou qualquer outro motivo.

 

Isto é, você já criou uma boa ou má impressão sobre uma empresa apenas pelas mensagens trocadas no atendimento das redes sociais?

 

Acrescente a isso, a escrita desenvolvida para anunciar os produtos e os serviços existentes.

 

Naturalmente, a forma de se comunicar de uma marca contribui para criar percepções para o consumidor.

 

Diante do nível cada vez mais elevado dele, é preciso que a percepção obtida seja a melhor possível.

 

Por isso o copy para anúncio é uma das etapas essenciais nas estratégias.

 

Assim, quer saber mais sobre como ele pode elevar as chances de sucesso do seu negócio? Continue conosco e fique por dentro do copy para anúncio!

 
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O que é o copy para anúncio?

 

O copy refere-se a escrita persuasiva que motiva o leitor para uma ação. Para atingir esse objetivo, o céu é o limite — desde que as regras do Conar e o bom senso não sejam ultrapassadas.

 

Assim, uma empresa pode desenvolver um copy e divulgá-lo nas mídias off-line, on-line, acrescentar uma imagem, áudio, vídeo etc. O importante é não perder o foco da conversão.

 

Um dos objetivos dela é a compra, que faz parte do último estágio na jornada de compras.

 

No entanto, para chegar até essa etapa, muitas pessoas costumam passar por outras. Isso ajuda a avançar no funil ao elevar a credibilidade e a consciência do leitor sobre a marca.

 

Assim, um copy para anúncio pode incentivar o download de e-books e outros materiais ricos relacionados a empresa, o que mostra como ele deve solucionar o problema.

 

Nas etapas finais, é necessário apresentar a marca como solução. De todo modo, conseguir a conversão não costuma ser fácil.

 

Afinal, os consumidores entram em contato com diversos copys e outros conteúdos o dia inteiro.

 

Isso pode saturá-los e aumentar o nível de distração para ler ou clicar em qualquer outro assunto.

 

Por isso o copy precisa se destacar. Logo, outras estratégias entram em cena, como: planejamento, pesquisa, direção de arte etc.

 

Como realizar um bom copy para anúncio?

 

Como visto, todas as estratégias citadas são úteis para potencializar os resultados da copy.

 

Isso porque escrever por si só não é difícil, como você mesmo já pode ter pensado. A dificuldade é produzir textos persuasivos e alinhados com o público-alvo e a marca a ponto de se destacar.

 

Lembre-se que a saturação de informação torna esse objetivo mais desafiante. De qualquer maneira, existem alguns elementos que contribuem para construção de um copy eficiente. Acompanhe quais são eles!

 

Foque no público-alvo

 

Um texto feito para um consultório médico não pode seguir o mesmo estilo de um desenvolvido para um petshop.

 

Do mesmo modo, cada consultório médico e cada petshop precisam ter estilos de escrita diferentes, conforme o público-alvo das marcas.

 

Escrever de forma genérica diminui as chances do leitor se identificar e ter afinidade com a mensagem.

 

Isto é, supomos que copy para anúncio com linguagem engraçada funcione com todos os públicos.

 

De qualquer forma, é preciso concordar que o conceito de engraçado varia segundo o leitor, correto?

 

Então, é indispensável que a etapa da pesquisa e planejamento conheça o público-alvo e contribua para que os textos sejam alinhados com ele.

 
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Defina os objetivos do marketing

 

Naturalmente, a sua empresa almeja persuadir o leitor com o copy para anúncio, o que aumenta a lucratividade.

 

Mas quais são os objetivos específicos da campanha? Eles podem elevar o faturamento mensal, fortalecer a consciência da marca, divulgar um evento etc.

 

Então, antes do copy para anúncio começar a ser produzido, é preciso ter essas informações bem definidas.

 

Caso contrário, pode haver um desalinhamento entre o texto e o objetivo da marca, o que torna o copy menos eficiente.

 

Consequentemente, as expectativas não serão atendidas como o esperado.

 

Transmita a personalidade da marca

 

Outro passo essencial para produção do copy para anúncio é transmitir a personalidade da marca na linguagem.

 

Isto é, pense em um amigo próximo que você considera ter uma personalidade muito marcante. Como você definiria o jeito dele se comunicar?

 

A resposta pode ser: informal, formal demais, sotaque muito forte etc. Se pensar nessa resposta for difícil, faça isso com um personagem de série ou filme que você gosta.

 

Então, percebeu como a linguagem pode ser uma característica de alguém?

 

A mesma lógica é seguida por uma marca: quando ela fala, as pessoas precisam enxergar sua essência na mensagem.

 

Caso contrário, facilmente os leitores estranham a comunicação e podem desaprová-la. Por outro lado, saber transmitir a personalidade da empresa costuma atrair as pessoas e ajudar na conversão.

 
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Analise os concorrentes

 

Ignorar as estratégias dos concorrentes costuma ser um tiro no pé.

 

Isso porque ela contribui para o surgimento de insights ao servir como referência e oportunidade para você se diferenciar ou seguir um caminho similar.

 

Por exemplo, é provável que você já tenha ouvido falar na rivalidade entre a Coca-Cola e a Pepsi.

 

Esse assunto gera brincadeiras e comentários entre muitos dos consumidores.

 

Então, em determinado momento, copy da Coca-Cola aproveitou essas interações para brincar com o público e responder a Pepsi.

 

Isso foi conduzido em tom humorado e ao aliar o texto com uma imagem.

 

Tudo isso contribuiu para tornar a mensagem mais clara e com potencial para alcançar um público maior.

 

Ou seja, o copy para anúncio pode ser muito benéfico, quando utilizado inteligentemente.

 

Conseguiu entender mais sobre o funcionamento do copy para anúncio?

 

Colocar essa estratégia em prática não costuma ser fácil, principalmente com os desafios do mundo atual.

 

É o caso da maior concorrência, consumidores mais distraídos e exigentes etc.

 

Seja como for, acertar na técnica tende a elevar as chances de conversão de uma empresa.

 

Pensando nisso, que tal contar com a nossa ajuda para preparar uma copy para anúncio? Entre em contato conosco da Able Digital e saiba como isso é possível!