Black Friday: como aproveitar a data e vender mais

Black Friday

Com a Black Friday, o segundo maior evento comercial do ano (perde só para o Natal), se aproximando, empreendedores de todos os segmentos e tamanhos começam a se preparar para oferecer descontos e vender muito mais.

 

Mas qual o caminho indicado para não perder o rumo e fracassar nessa data tão importante para o comércio? Para responder essa pergunta, preparamos esse artigo para você saber tudo o que precisa fazer para faturar mais e se destacar da concorrência. Confira!

 

Origem da Black Friday

A Black Friday é originada nos Estados Unidos e realizada anualmente sempre na última sexta-feira de novembro, logo após ao feriado de Ações de Graças, importante data cultural para os americanos e que antecede ao Natal.

 

No Brasil, a prática da Black Friday chegou em 2010 e, atualmente, essa data é muito importante para que diferentes empreendedores atraiam e fidelizam clientes para movimentar seus negócios e aumentar a sua lucratividade.

 

Quando é a Black Friday no Brasil?

Em 2021, a Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro, seguindo a tradição das sextas-feiras logo após o feriado norte-americano de Ação de Graças e quase um mês antes do Natal.

 

É uma ótima oportunidade para movimentar qualquer negócio, inclusive, algumas marcas já começam a fazer promoções durante toda a semana que antecede essa data.

 

De acordo com a Ebit|Nielsen, a edição do ano passado movimentou um total de R$4,02 bilhões, um aumento de 25,1% em relação ao ano de 2019. No total, foram gerados 6 milhões de pedidos (+15,5%) resultando um ticket médio de R$652 ( + 8,3%). A expectativa é que esse ano seja melhor ainda.

 

Black Friday na internet

Com as restrições causadas pela pandemia da Covid-19, os empreendedores tiveram de se reinventar e criar estratégias com foco total no mundo digital.

 

Pesquisar e comprar pela internet veio para ficar e, por isso, é imprescindível criar uma relação pessoal com os usuários por meio de oportunidades nas plataformas digitais, entregando a melhor experiência para um público agora bem mais exigente.

 

Como aproveitar a Black Friday em 2021?

Agora que você já sabe a importância da Black Friday para o seu negócio, chegou a hora de se organizar e planejar ações para aproveitar ao máximo essa data.  Por isso, listamos cinco dicas essenciais para o sucesso dessa empreitada:

 

Conheça o seu público

A primeira dica é conhecer o seu público, aquele que seu negócio deseja atingir. Ainda que datas comemorativas como a Black Friday sejam excelentes oportunidades de vendas, é essencial criar estratégias para atrair novos clientes. Identificar as necessidades do seu público pode fazer com que os produtos sejam adquiridos e, assim, facilitar o sucesso de vendas.

 

Estabeleça objetivos

Para alcançar o sucesso esperado na Black Friday, é preciso ter objetivos bem definidos para evitar frustrações.  Seja vender produtos encalhados, conquistar novos clientes ou aumentar os lucros, é importante que em todas as datas comemorativas e que movimentam o comércio você saiba exatamente o que deseja conquistar.

 

Dica importante: seja realista e tenha uma visão macro do seu negócio.  Somente assim será possível estabelecer as metas que poderão ser alcançadas com o seu trabalho.

 

Esteja preparado para o aumento da demanda

Se o seu objetivo é vender mais durante a Black Friday, esteja preparado para o aumento da demanda. Tenha a certeza de que o estoque dos produtos em promoção esteja bem abastecido e a equipe de vendas pronta para atender um volume maior de clientes.

 

Crie uma estratégia de marketing digital

Não adianta ter produtos ou serviços interessantes se você não os divulga para o público certo, não é verdade?

 

Assim, um ponto fundamental é elaborar uma estratégia de marketing digital para aumentar a visibilidade da sua empresa, explorando os canais digitais nos quais o seu público-alvo está presente.

 

O primeiro passo é coordenar ações de divulgação em redes sociais, site, e-commerce, anúncios pagos e e-mail marketing.  A ideia é comunicar sobre as promoções, gerar interesse e convencer o usuário a comprar o seu produto ou serviço na Black Friday e depois dela também.

 

Redes sociais

As redes sociais são excelentes opções se o que você deseja é criar campanhas criativas e diferenciadas. Outro ponto positivo é a possibilidade de integração com a loja virtual.

 

Todos os dias, as redes sociais alcançam rapidamente um grande número de pessoas, dos mais variados perfis, por isso, aproveitar todas as ferramentas disponíveis nas redes sociais é uma excelente forma de divulgar o seu negócio.

 

Comece a realizar suas ações algumas semanas antes Black Friday. Produza conteúdos relevantes, invista em fotos, vídeos, enquetes e pesquisas.  Não deixe de abrir canais para tirar dúvidas dos clientes.

 

E-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso bastante interessante para divulgar as promoções que serão lançadas na Black Friday, levando o consumidor até o site ou e-commerce da empresa.

 

Mas, e se você não tiver uma lista de contatos em sua base de dados?  Uma boa alternativa é criar uma landing page de promoção específica para a data e, dessa forma coletar os dados de contato fornecidos pelas pessoas interessadas nos produtos ou serviços e, assim, será possível enviar os descontos e promoções especiais por meio do e-mail marketing.

 

O e-mail marketing também é uma ótima estratégia para atrair aqueles clientes que abandonaram o carrinho de compras.

 

Revise o site da sua empresa

Se você vende produtos ou serviços pelo site, não deixe de revisar o design, o conteúdo e a usabilidade para garantir que ele também seja responsivo para dispositivos móveis.

 

Tenha em mente que o tráfego do seu site pode aumentar nesse dia e se apresentar qualquer problema, o cliente certamente irá desistir da compra.

 

Se você é empreendedor e busca se destacar no mercado, precisa se preparar e organizar seu negócio para a Black Friday e aproveitar a oportunidade para expandir a sua empresa.  

 

Para que isso seja possível, é preciso criar e planejar toda uma estratégia de marketing digital e disso a Able Digital entende!  Entre em contato conosco e saiba mais.