A importância do endomarketing na cultura organizacional
Postado por: Leyene Mendes, 30 de maio de 2022
Desenvolver ações de endomarketing são fundamentais para as organizações que buscam oferecer um ambiente de trabalho agradável aos seus colaboradores e, quando bem planejadas e executadas, essas estratégias colocam as empresas na rota certa para construir uma cultura organizacional sólida e o reconhecimento da marca no mercado.
No artigo de hoje, você entenderá a importância do endomarketing para a cultura e para a imagem da empresa e saberá quais os motivos em se utilizar essa ferramenta para otimizar os processos internos. Continue a leitura!
Afinal, o que é a cultura organizacional?
Como já dissemos nesse artigo, endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltado para os funcionários de uma empresa e que busca melhorar o engajamento e a motivação das equipes.
Agora, antes de falar sobre o papel e a importância do endomarketing para a cultura organizacional, vamos explicar o que esse termo significa.
A cultura organizacional é o conjunto de ações e princípios de uma empresa na condução de suas atividades rotineiras. Ela determina e alinha o modo de pensar e agir de todas as pessoas que trabalham na empresa, criando uma conexão em busca de um mesmo objetivo, que é a organização.
É importante dizer que essa cultura é relevante não apenas para a satisfação dos colaboradores, mas também para os clientes e a imagem da empresa no mercado, de forma geral.
Portanto, desenvolver a cultura organizacional não é apenas manter a organização corporativa, mas também garante o crescimento do negócio.
Papel do endomarketing no desenvolvimento da cultura organizacional
As ações de endomarketing objetivam estabelecer um padrão cultural entre colaboradores e empresa, independentemente do cargo ocupado por cada um.
Durante muito tempo, as empresas adotaram o conceito de uma estrutura mais “patriarcal”, centralizando o gerenciamento e a tomada de decisões nas mãos dos donos ou diretores do negócio.
No entanto, os jovens das gerações Y e Z não se encaixam nesse tipo de cultura e, assim, as empresas se viram obrigadas a se adaptarem e adotarem uma estrutura mais linear, na qual todos os colaboradores têm voz.
Esse é um bom exemplo de transformação na cultura organizacional e pode ser feito com a aplicação de estratégias do endomarketing.
Motivos para desenvolver a cultura organizacional por meio do endomarketing
Por muitos anos, após a revolução industrial, grandes corporações basearam sua cultura no Fordismo e Taylorismo, modelos considerados por Thomaz Wood Junior, conceituado estudioso do meio organizacional e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis pelo fim de muitas empresas.
Em razão disso, é importante renovar a cultura organizacional, tornando-a mais moderna e baseada na confiança mútua entre os colaboradores e a própria empresa.
Assim, separamos alguns dos motivos pelos quais a empresa tem para desenvolver a cultura organizacional por meio do endomarketing:
Diminuição na rotatividade (turnover)
Altos índices de turnover nas empresas não estão apenas relacionados aos baixos salários, mas também pela falta de oportunidades de realização profissional e um ambiente de trabalho mais agradável.
Ações de marketing interno, como premiações, palestras motivacionais e treinamentos, influenciam diretamente a satisfação dos colaboradores e, desse modo, diminuem a rotatividade na empresa.
Colaboradores mais motivados
O aumento da motivação dos colaboradores é um reflexo direto da redução de turnover. É fato que as empresas que implementam ações de marketing interno conseguem motivar os colaboradores a melhorarem o desempenho em suas funções.
Implementar um programa de carreiras com políticas justas e transparentes de promoção é uma forma de garantir um aumento de produtividade e melhora na performance dentro de um ambiente de trabalho saudável.
Melhora no relacionamento
O bom relacionamento entre os colaboradores deve ser incentivado pelos gestores porque isso ajuda a melhorar o desempenho das equipes, fazendo com que os colaboradores sejam mais produtivos e proativos, se ajustando ao sistema mais facilmente e com maior precisão, melhorando os resultados dos processos.
Nesse sentido, o endomarketing tem um importante papel, pois o relacionamento entre as equipes pode ser trabalhado em ações como eventos de integração.
Qualificação dos colaboradores
Se levarmos em consideração que a transformação digital é um processo constante, é de suma importância que a empresa incentive a busca contínua por qualificação.
Seja oferecendo treinamentos curtos ou cursos mais extensos com convênio com universidades e escolas técnicas, não hesite em apostar em ações desse tipo, pois o desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do colaborador também irá trazer resultados positivos para a empresa.
Por que o endomarketing é importante para a imagem da organização?
Uma imagem forte e coerente transmite confiança para os clientes e o endomarketing tem um papel fundamental na estratégia de branding da empresa.
Destacamos os principais pontos que justificam a importância do endomarketing para a imagem da companhia.
Promover a cultura organizacional
A cultura organizacional funciona como um produto a ser vendido dentro da empresa e o endomarketing tem a função de comunicar e disseminar as informações de modo que melhore essa cultura e desperte o interesse dos colaboradores pela organização, inclusive moldando o seu comportamento e transmita esses valores além dos muros da empresa.
Cultura organizacional transparente
Como dito acima, o entendimento que os clientes terão da empresa é uma consequência direta da forma como os colaboradores enxergam a marca. Por isso, é fundamental que a implantação da cultura organizacional seja transparente.
Uma das formas de despertar o sentimento de pertencimento, em relação ao desenvolvimento da marca no mercado, nos colaboradores é informar passo a passo o planejamento estratégico.
Aqui, vale dizer que o caminho da transparência não se reflete somente no aspecto cultural, mas também nas pessoas (clientes, fornecedores, colaboradores), nas estratégias e nos resultados da empresa.
Employer branding
O employer branding diz respeito ao posicionamento que a organização tem como local de trabalho e como colaboradores e candidatos às vagas se sentem em relação a marca como empregadora, fatores essenciais para se ter uma imagem forte e confiável tanto para o público interno quanto para o externo.
Após a leitura do nosso artigo, esperamos que você tenha compreendido os aspectos mais relevantes envolvidos na cultura organizacional e no papel fundamental do endomarketing para que a sua empresa possa contar com profissionais qualificados e dedicados.
Vale reforçar que as estratégias de endomarketing trazem resultados muito positivos tanto dentro quanto fora da empresa.
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