A importância do endomarketing na cultura organizacional

 

Desenvolver ações de endomarketing são fundamentais para as organizações que buscam oferecer um ambiente de trabalho agradável aos seus colaboradores e, quando bem planejadas e executadas, essas estratégias colocam as empresas na rota certa para construir uma cultura organizacional sólida e o reconhecimento da marca no mercado. 

 

No artigo de hoje, você entenderá a importância do endomarketing para a cultura e para a imagem da empresa e saberá quais os motivos em se utilizar essa ferramenta para otimizar os processos internos. Continue a leitura!

 

Afinal, o que é a cultura organizacional? 

 

Como já dissemos nesse artigo, endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltado para os funcionários de uma empresa e que busca melhorar o engajamento e a motivação das equipes. 

 

Agora, antes de falar sobre o papel e a importância do endomarketing para a cultura organizacional, vamos explicar o que esse termo significa. 

 

A cultura organizacional é o conjunto de ações e princípios de uma empresa na condução de suas atividades rotineiras. Ela determina e alinha o modo de pensar e agir de todas as pessoas que trabalham na empresa, criando uma conexão em busca de um mesmo objetivo, que é a organização. 

 

 

É importante dizer que essa cultura é relevante não apenas para a satisfação dos colaboradores, mas também para os clientes e a imagem da empresa no mercado, de forma geral. 

 

Portanto, desenvolver a cultura organizacional não é apenas manter a organização corporativa, mas também garante o crescimento do negócio. 

 

Papel do endomarketing no desenvolvimento da cultura organizacional

 

As ações de endomarketing objetivam estabelecer um padrão cultural entre colaboradores e empresa, independentemente do cargo ocupado por cada um. 

 

Durante muito tempo, as empresas adotaram o conceito de uma estrutura mais “patriarcal”, centralizando o gerenciamento e a tomada de decisões nas mãos dos donos ou diretores do negócio

 

No entanto, os jovens das gerações Y e Z não se encaixam nesse tipo de cultura e, assim, as empresas se viram obrigadas a se adaptarem e adotarem uma estrutura mais linear, na qual todos os colaboradores têm voz. 

 

Esse é um bom exemplo de transformação na cultura organizacional e pode ser feito com a aplicação de estratégias do endomarketing. 

 

Motivos para desenvolver a cultura organizacional por meio do endomarketing

 

Por muitos anos, após a revolução industrial, grandes corporações basearam sua cultura no Fordismo e Taylorismo, modelos considerados por Thomaz Wood Junior, conceituado estudioso do meio organizacional e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsáveis pelo fim de muitas empresas.

 

Em razão disso, é importante renovar a cultura organizacional, tornando-a mais moderna e baseada na confiança mútua entre os colaboradores e a própria empresa. 

 

Assim, separamos alguns dos motivos pelos quais a empresa tem para desenvolver a cultura organizacional por meio do endomarketing: 

 

Diminuição na rotatividade (turnover)

 

Altos índices de turnover nas empresas não estão apenas relacionados aos baixos salários, mas também pela falta de oportunidades de realização profissional e um ambiente de trabalho mais agradável. 

 

 

Ações de marketing interno, como premiações, palestras motivacionais e treinamentos, influenciam diretamente a satisfação dos colaboradores e, desse modo, diminuem a rotatividade na empresa. 

 

Colaboradores mais motivados

 

O aumento da motivação dos colaboradores é um reflexo direto da redução de turnover. É fato que as empresas que implementam ações de marketing interno conseguem motivar os colaboradores a melhorarem o desempenho em suas funções.

 

Implementar um programa de carreiras com políticas justas e transparentes de promoção é uma forma de garantir um aumento de produtividade e melhora na performance dentro de um ambiente de trabalho saudável.

 

Melhora no relacionamento 

 

O bom relacionamento entre os colaboradores deve ser incentivado pelos gestores porque isso ajuda a melhorar o desempenho das equipes, fazendo com que os colaboradores sejam mais produtivos e proativos, se ajustando ao sistema mais facilmente e com maior precisão, melhorando os resultados dos processos. 

 

Nesse sentido, o endomarketing tem um importante papel,  pois o relacionamento entre as equipes pode ser trabalhado em ações como eventos de integração. 

 

Qualificação dos colaboradores

 

Se levarmos em consideração que a transformação digital é um processo constante, é de suma importância que a empresa incentive a busca contínua por qualificação.  

 

Seja oferecendo treinamentos curtos ou cursos mais extensos com convênio com universidades e escolas técnicas, não hesite em apostar em ações desse tipo, pois o desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal do colaborador também irá trazer resultados positivos para a empresa. 

 

Por que o endomarketing é importante para a imagem da organização?

 

Uma imagem forte e coerente transmite confiança para os clientes e o endomarketing tem um papel fundamental na estratégia de branding da empresa.  

 

Destacamos os principais pontos que justificam a importância do endomarketing para a imagem da companhia. 

 

Promover a cultura organizacional 

 

A cultura organizacional funciona como um produto a ser vendido dentro da empresa e o endomarketing tem a função de comunicar e disseminar as informações de modo que melhore essa cultura e desperte o interesse dos colaboradores pela organização, inclusive moldando o seu comportamento e transmita esses valores além dos muros da empresa. 

 

Cultura organizacional transparente 

 

Como dito acima, o entendimento que os clientes terão da empresa é uma consequência direta da forma como os colaboradores enxergam a marca. Por isso, é fundamental que a implantação da cultura organizacional seja transparente.

 

Uma das formas de despertar o sentimento de pertencimento, em relação ao desenvolvimento da marca no mercado, nos colaboradores é informar passo a passo o planejamento estratégico.  

 

Aqui, vale dizer que o caminho da transparência não se reflete somente no aspecto cultural, mas também nas pessoas (clientes, fornecedores, colaboradores), nas estratégias e nos resultados da empresa. 

 

Employer branding

 

O employer branding diz respeito ao posicionamento que a organização tem como local de trabalho e como colaboradores e candidatos às vagas se sentem em relação a marca como empregadora, fatores essenciais para se ter uma imagem forte e confiável tanto para o público interno quanto para o externo. 

 

Após a leitura do nosso artigo, esperamos que você tenha compreendido os aspectos mais relevantes envolvidos na cultura organizacional e no papel fundamental do endomarketing para que a sua empresa possa contar com profissionais qualificados e dedicados.

 

 

Vale reforçar que as estratégias de endomarketing trazem resultados muito positivos tanto dentro quanto fora da empresa. 

 

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